Carla Araújo Médica especialista em Medicina Interna – Candidata a Presidente da Secção Sul da Ordem dos Médicos

I.N.A.C.E.I.T.Á.V.E.L.

08/12/2022

A governação de Marta Temido tem conduzido ao afundamento do SNS. Já não dá para ocultar os problemas. Já não dá para usar a pandemia como desculpa. Marta Temido tem-se mostrado indiferente aos gritos de alerta dos profissionais de saúde. Negligenciar os graves problemas existentes nos hospitais e centros de saúde, de norte a sul do país, é negligenciar os portugueses.

Após 2 anos de luta contra a COVID-19, após 2 anos de exaustão física e emocional, pedir cancelamento de férias dos médicos é reprovável a todos os níveis. Compromete a segurança na prestação de cuidados, aumenta a probabilidade de burnout e viola os direitos de quem trabalha.

Os problemas estruturais do SNS não se resolvem com cancelamento de férias. É preciso reconhecer as dificuldades do terreno e assumir as responsabilidades.

O SNS está em rotura, vítima de anos de desinvestimento, aliado a falta de gestão eficaz. Marta Temido tem-se revelado incapaz de implementar medidas que salvem o SNS. Os doentes estão presos em infindáveis listas de espera para consultas, cirurgias e realização de exames complementares de diagnóstico.

Gostaria de questionar se o Governo também pediu cancelamento de férias de Ministros, Secretários de Estado ou Assessores?

Afinal, qual o plano para o SNS? Cancelar férias? É isso? Inadmissível. Estamos sem rumo. Os médicos não são um escudo do Ministério da Saúde.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights