Número de infeções pelo vírus Monkeypox em Portugal sobe para 770

12 de Agosto 2022

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo vírus Monkeypox subiu para 770, mais 60 do que o total comunicado na semana passada, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS são divulgados semanalmente às quintas-feiras e atualizados até à quarta-feira anterior. Os primeiros cinco casos foram confirmados em Portugal em 03 de maio.

Segundo a informação hoje divulgada pela DGS, dos 678 casos de infeção reportados até quarta-feira ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a maioria (290) são pessoas entre os 30 e 39 anos e homens (673).

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos e até 01 de agosto foram vacinadas 73 pessoas dos 104 contactos considerados elegíveis.

A DGS refere que continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões.

De acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças e a delegação regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Portugal é o sexto país europeu com mais infeções.

Segundo a DGS, os sintomas mais comuns da infeção são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights