Euromomo já tem dados do final de julho sobre mortalidade em Portugal e revela um “excesso ligeiro”

18 de Agosto 2022

A plataforma de monitorização de mortalidade na Europa Euromomo já tem dados do final de julho e aponta que Portugal tem um “excesso ligeiro de mortalidade".

Consultados pelo HealthNews, os gráficos divulgados pela plataforma adiantam informação sobre o excesso de mortalidade no final de julho em 28 países europeus.

Na semana 32 deste ano foram compilados dados sobre a mortalidade de países como: Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Portugal, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

De acordo com os dados do Euromomo até final de julho foram registadas 205.249 mortes, tendo sido registado o maior número de mortes em idosos com mais de 85 anos.

Entre os países com “um “excesso ligeiro” de mortalidade inclui-se Portugal, França, Países Baixos, Suécia, Estónia, Grécia e Israel.

Os dados revelam ainda que Espanha continua com um “excesso muito alto” de mortalidade.

O matemático Carlos Antunes defendeu esta quarta-feira que é preciso ter “alguma cautela” na análise comparativa do excesso de mortalidade de Portugal com outros países, sublinhando que há vários fatores a ter em conta como a distribuição demográfica.

“Há países mais envelhecidos do que outros e, portanto, quando temos uma onda de calor que afeta a população idosa, evidentemente, que os países com a população mais idosa vão ser os mais afetados”, frisou em declarações à agência Lusa a propósito dos dados divulgados ontem pelo Eurostat.

Os dados do Euromomo podem ser consultados Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights