SPLS propõe novas medidas para “melhorar” estratégia nacional da luta contra o cancro

18 de Agosto 2022

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) afirmou esta quinta-feira que o documento da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030 não está completo, alertando que é preciso “ir mais longe” e contemplar o acompanhamento psicológico para vítimas e o cuidadores.

De acordo com a SPLS, o documento lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) este verão deveria contemplar apoios para saúde mental e promover investigação.

Para esta equipa de especialistas, “não existe ou é omitido o apoio imprescindível aos afetados na área da saúde mental, assim como o apoio para lidar com as perdas, desesperança e luto, apesar da referência à constituição de equipas multidisciplinares”. Neste sentido, a SPLS defende que devem ser criados mecanismos de acompanhamento psicológico para a vítima, mas também para o cuidador, “muitas vezes esquecido pelas entidades de saúde.”

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde alerta igualmente para a necessidade de estudar e investigar ainda mais as doenças oncológicas, aconselhando a DGS a canalizar mais recursos para os investigadores e academias. “O cancro é uma doença que está sob investigação permanentemente”, destaca.

Para melhorar a eficácia da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030, o grupo acredita também que os objetivos acordados deveriam ser monitorizados e avaliados por entidades externas à DGS. Para a SPLS, torna-se “evidente” a necessidade de criar equipas de trabalho especializadas para acompanhar os processos implementados nesta área.

As medidas propostas pela sociedade já foram submetidas à DGS para apreciação.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights