Sindepor “relativamente satisfeito” com reunião no Ministério da Saúde

24 de Agosto 2022

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) saiu hoje “relativamente satisfeito” da reunião que manteve no Ministério da Saúde sobre os processos de avaliação de desempenho e progressão nas carreiras, disse à Lusa o presidente da estrutura.

De acordo com Carlos Ramalho este foi um dos temas em que se verificaram progressos, no âmbito de um protocolo de negociação iniciado em maio e que deverá ficar concluído em 14 de setembro.

“Hoje o ministério entregou um documento que teremos ainda de analisar bem, mas algumas das propostas que fizemos estão lá”, afirmou o dirigente, referindo que uma dessas propostas é que todos os enfermeiros sejam notificados sobre a forma como decorreram os seus processos de avaliação de desempenho pelas instituições em que trabalham.

Questionado pela Lusa, o presidente do sindicato garantiu que o impacto desta medida nas carreiras dos enfermeiros será “importantíssimo”.

A atribuição de pontos e a respetiva progressão na carreira é, para o sindicato, uma matéria que deve merecer “uma clarificação abrangente” para garantir que ninguém fica de fora: “Há com certeza muitos enfermeiros que já poderiam ter progredido há vários anos e isso tem impacto nos salários”.

Os enfermeiros queixam-se de que as instituições terão usado critérios diferentes, pelo que exigem que as entidades patronais informem os trabalhadores sobre a forma como decorreu o seu processo de avaliação, uma vez que o país “é o mesmo”, frisou.

Em causa estão os percursos profissionais desde o congelamento das carreiras, em 2004.

“Queremos ver isto resolvido até 14 de setembro”, disse Carlos Ramalho no final de uma reunião com a secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, avançando que há outras matérias que gostaria de negociar posteriormente, por não estarem incluídas no presente protocolo.

Em julho, o sindicato apresentou a proposta para revisão da avaliação dos enfermeiros e manifestou-se convicto num acordo sobre a progressão nas carreiras até setembro.

Durante a manhã, também o Sindicato dos Enfermeiros (SE) esteve à mesa das negociações no Ministério da Saúde, com o qual espera chegar em breve a um acordo sobre a reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights