Hospitais do Grande Porto registam “oscilações” na dádiva de sangue

25 de Agosto 2022

Os principais hospitais do Grande Porto registam “oscilações” e “constrangimentos pontuais” nas reservas de sangue, com “maior necessidade” nos tipos A+ e O+, admitindo hoje à Lusa incrementar as campanhas de apelo à dádiva.

Em resposta à agência Lusa, o Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, apontou que “existe alguma estabilidade, com reservas para sete dias” e que, “neste momento, o grupo de sangue com menos dias de reserva é O+”.

Já o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) admitiu que, “em termos de concentrados de eritrócitos, alguns grupos como A e O, os mais frequentes em termos fenotípicos na população, são indubitavelmente aqueles que carecem de maior consumo, podendo haver constrangimentos pontuais e necessidade de aquisição externa”.

O recurso ao exterior é uma realidade que o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) conhece, tendo fonte desta unidade, que inclui o Hospital de Santo António, referido à Lusa que a autossuficiência tem sido possível “em alguns períodos”, mas é necessário recorrer “frequentemente” ao fornecimento de outras instituições.

“Nesta data, o CHUPorto apresenta um estoque modesto de glóbulos vermelhos dos grupos A e O: 56 e 79 unidades de eritrócitos, respetivamente. Há oscilações de dádivas ao longo do ano”, disse a mesma fonte.

À Lusa, os três centros hospitalares descreveram as diligências que têm levado a cabo para aumentar o número de dadores de sangue, nomeadamente as campanhas de sensibilização junto da população.

“A sociedade tem de encarar este processo como um dever de cidadania, um ato de enorme generosidade”, considerou o CHUSJ.

Neste hospital há um parque de estacionamento específico para os dadores de sangue, com entrada própria, e o horário do serviço é de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 19:15, aos sábados, das 09:00 às 12:30 e das 14:30 às 19:15, e aos domingos e feriados, das 09:00 às 12:30.

Já o Banco de Sangue do CHVNG/E está localizado na Unidade I, no Monte da Virgem (Vila Nova de Gaia), e está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 08:00 e as 17:30.

No CHUPorto, as colheitas são feitas no edifício do Centro de Cirurgia de Ambulatório (CICA), na Rua Dom Manuel II, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 18:30, e ao sábado, das 08:30 às 12:30 (nesta manhã, mediante agendamento).

Na segunda-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), num apelo nacional às dádivas, divulgou que as reservas de sangue para os tipos A+ e O+ só chegam para quatro dias e as dádivas estão “neste momento abaixo do desejável”.

“As dádivas de sangue estão neste momento abaixo do desejável e ideais, nomeadamente no que se refere aos concentrados eritrocitários dos grupos “A positivo”, “O positivo”, com reservas para cerca de quatro dias, todos os outros grupos sanguíneos apresentam dias de reserva superiores”, segundo o comunicado da FEPODABES.

A federação apelou a todas as pessoas saudáveis, com mais de 18 anos e mais de 50 quilos que façam uma dádiva de sangue, lembrando que “todos os dias são necessárias 900 a mil unidades de sangue”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights