Hospital de Santarém a funcionar normalmente após contingência

28 de Agosto 2022

O Hospital de Santarém voltou este domingo de manhã a funcionar normalmente, ultrapassada a situação de contingência que vigorou desde as 08:30 de sábado, disse à agência Lusa fonte da unidade hospitalar.

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes (distrito de Santarém), está condicionada até às 09:00 de terça-feira, de acordo com informação prestada pela instituição na sexta-feira.

“O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)”, e respetivo bloco de partos, “vai estar em período de contingência das 09:00 de domingo às 09:00 de terça-feira, período de 48 horas, durante o qual “não receberá doentes urgentes transportadas por ambulância”, disse à Lusa na sexta-feira fonte oficial do CHMT.

As grávidas e utentes com patologia ginecológica urgente que se desloquem ao Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT serão “transferidas para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região, num quadro de articulação e funcionamento em rede”, que envolve o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)”, especificou a mesma fonte, no âmbito de um procedimento que decorre desde julho.

Neste sentido, e “tendo em conta que o hospital de Santarém vai estar em contingência entre as 08:30 de sábado e as 08:30 de domingo”, as duas instituições hospitalares vão estar “a funcionar em espelho”, ao abrigo de um protocolo de cooperação estabelecido entre estas entidades e que prevê a articulação de serviços entre estruturas hospitalares em contingência, de acordo com a informação revelada na ocasião.

O CHMT estabeleceu igualmente, desde o início de agosto, um protocolo fora da esfera da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), com o Hospital de Leiria, para minorar o impacto dos períodos de contingência da sua urgência de Ginecologia-Obstetrícia.

O CHMT acrescentou que todas as grávidas que se desloquem pelos seus próprios meios à instituição serão “triadas pela equipa de enfermeiros da urgência geral” e, se for necessária transferência para outro hospital, a mesma “será garantida através de transporte de ambulância, com toda a segurança e o acompanhamento de um enfermeiro especialista” da instituição.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266.000 habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, também do distrito de Santarém, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights