Ordem dos Psicólogos Portugueses desenvolve checklist para avaliar nível de stress parental

28 de Agosto 2022

Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desenvolveu uma checklist que ajuda a avaliar o nível de stress parental.

“Ser mãe ou ser pai, por muito competentes que sejamos, também é lidar com frustrações, medos, falhas e desafios, tais como encontrar um equilíbrio entre a vida familiar e profissional, tomar decisões sobre a educação dos nossos  filhos e filhas ou lidar com expectativas externas de que sejamos ‘pais e mães perfeitos’”, pode ler-se no documento criado pela OPP.

De acordo com a OPP “o stress parental pode tornar-se um problema quando o desgaste faz perder o controlo”. Para perceber o nível de stress, a ordem criou um questionário.

‘Sinto-me muito cansado/a, tudo é um esforço para mim’, ‘Sinto que cuidar do meu fillho/a consome mais energia do que aquela que tenho’, ‘Sinto-me sem esperança, acho que vai tudo correr mal’ ou ‘Não aguento mais ser mãe/pai. Tenho vontade de fugir’ são alguns exemplos de afirmações do questionário.

A checklist está dispoível Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights