Vinhais instala desfibrilhadores automáticos em seis equipamentos públicos

1 de Setembro 2022

Vários equipamentos públicos de Vinhais, no distrito de Bragança, estão agora equipados com desfibrilhadores automáticos, resultado de um investimento de 15 mil euros, divulgou quarta-feira a Câmara Municipal.

O município transmontano decidiu implementar localmente o Programa de Desfibrilhação Automática Externa, licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que permitiu a aquisição de seis desfibrilhadores e a formação de 40 colaboradores.

Segundo informou ontem em comunicado, os desfibrilhadores automáticos foram instalados no edifício da Câmara Municipal de Vinhais e armazém, estádio municipal, complexo desportivo das piscinas cobertas, centro cultural e parque biológico.

“De salientar que em cada uma destas instalações existe, pelo menos, um técnico dotado de formação em Suporte Básico de Vida – DAE, acreditado pelo INEM”, refere a autarquia.

Com a implementação deste programa, Vinhais pretende “criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória”.

O município lembra que “a primeira causa de morte no mundo Ocidental é a doença cardiovascular”, que “40% das vítimas morrem antes de chegarem ao hospital” e que na Europa este problema mata anualmente 700 mil adultos.

“Por este motivo, é necessário ter, nos espaços públicos, de lazer e desportivos, elementos devidamente formados/treinados que, em caso de paragem cardiorrespiratória, saibam iniciar Suporte Básico de Vida, providenciar Desfibrilhação Automática Externa (DAE) em poucos minutos, e ativar o 112”, salienta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights