ANTEM incentiva denúncias e pede “penalidades graves” para atos de violência contra profissionais dos SME

9 de Setembro 2022

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) recomenda a promoção de legislação para combater a violência contra os profissionais dos Serviços Médicos de Emergência (SME) e ressalta a importância da denúncia.

Para a ANTEM, são necessários programas e políticas que: forneçam “educação/treino”, incentivem a “denúncia de todos os atos de violência” e garantam “todo o apoio” para enfrentar as situações e “construir resiliência”.

No comunicado divulgado ontem, a ANTEM lamenta a inexistência de um “mecanismo ao nível governamental que produza um rastreio destes incidentes e que apoie estes operacionais” e diz que deverá ser criada uma Ferramenta de Notificação Voluntária (F.N.V.S.M.E), para denúncia dos casos de violência.

Importa também combater a relutância em relatar estes crimes – defende a ANTEM –, que promove a “continuidade dos incidentes e a realidade que se vivência”. E “deverá ser produzida legislação”: “penalidades graves para atos de violência contra os operacionais dos Serviços Médicos de Emergência”.

A última mensagem vai para os provedores dos SME, que “podem e devem ajudar os seus operacionais, promovendo um ambiente de trabalho que reconheça esta situação como um problema, apoie a comunicação e faculte aos operacionais as ferramentas e recursos para preparar e lidar com este tipo de incidentes”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights