Pequeno-almoço completo reduz a fome mas não afeta a perda de peso

10 de Setembro 2022

Um pequeno-almoço completo, feito como a principal refeição do dia, ajuda a reduzir a fome mas, segundo um estudo, ao contrário do que se pensa não otimiza a perda de peso queimando calorias de forma mais rápida e eficiente.

A decisão de realizar a principal refeição como a primeira ou a última do dia não afeta a forma como o corpo metaboliza as calorias, refere o estudo publicado no Cell Metabolism.

No entanto, aqueles que escolhem o pequeno-almoço como a principal refeição relatam sentir menos fome, o que pode facilitar a perda de peso mais facilmente, noticiou esta sexta-feira a agência Efe.

A investigação, liderada por Alexandra Johnstone, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, recrutou 16 homens saudáveis e 14 mulheres com excesso de peso ou obesidade para monitorizar as suas dietas e medir o seu metabolismo durante um determinado período de tempo.

As dietas eram isocalóricas, com umequilíbrio de 30% de proteína, 35% de hidratos de carbono e 35% de gordura.

Durante a primeira semana, as calorias foram equilibradas ao longo do dia e nas quatro seguintes foram concentradas pela manhã ou à noite.

No geral, os investigadores descobriram que o gasto de energia e a perda total de peso foram os mesmos entre as dietas com calorias concentradas de manhã ou de noite, com a perda média de pouco mais de três quilos durante cada um dos períodos de quatro semanas.

Mas os participantes “relataram que o seu apetite era mais facilmente controlado nos dias em que comiam um melhor pequeno-almoço e que se sentiam saciados pelo resto do dia”, sublinhou Johnstone

Para a cientista, estes dados podem ser “bastantes úteis num cenário do mundo real, em comparação com um ambiente de investigação” em que trabalharam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights