Liga Portuguesa Contra a SIDA organiza debate sobre saúde mental nas pessoas com VIH

18 de Setembro 2022

O Webinar "VIH e Saúde Mental", promovido pela Liga Portuguesa Contra a SIDA, decorre no dia 20 de setembro, pelas 10h30, no Facebook desta instituição.

“Pretende-se com este Webinar debater as estratégias e desafios da Saúde Mental para as pessoas que vivem com VIH, assim como a importância da intervenção das equipas multidisciplinares desde o momento do diagnóstico (que se pretende precoce) até à adesão terapêutica. Paralelamente, abordaremos a interligação da saúde mental com a saúde sexual, o estigma e a (auto)discriminação que ainda existe nas PVVIH”, explica Maria Eugénia Saraiva, presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA.

Esta conferência insere-se no ciclo de webinars “NA SIDA EXISTE VIDA”, bem como nos 32 anos que a Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) está a assinalar. Terá como convidados e oradores, para além da moderação a cargo de Dulce Salzedas (jornalista da SIC), a enfermeira Catarina Esteves (especialista em psiquiatria e saúde Mental, do Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida), a médica psiquiatra Sílvia Ouakinin (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa), a médica infeciologista Emília Valadas (Hospital de Santa Maria) e Sofia Melo Refoios, psicóloga clínica e da saúde e sexóloga da Liga Portuguesa Contra a SIDA.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights