TEVA apoia webinars para partilha de experiências e casos clínicos em cefaleias

19 de Setembro 2022

A TEVA Portugal está a apoiar o programa de webinars “365: MEET THE ONLINE HEADACHE EXPERT”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC) em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

Os webinars são abertos a qualquer profissional de saúde que pretenda discutir casos difíceis e tirar dúvidas clínicas sobre cefaleias com peritos nacionais, ou que queira conhecer estratégias de referenciação sobre esta doença.

As sessões são gratuitas, com duração de 60 minutos, e ocorrem na terceira sexta-feira de cada mês, pelas 17 horas. Os interessados podem optar por participar com partilha de conteúdos para discussão, sob a forma de slides com informação clínica ou artigos científicos, ou por chat ou vídeo sem partilha de conteúdos (participação simples).

As cefaleias encontram-se entre as doenças mais comuns do sistema nervoso, afetando cerca de metade da população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estas estão identificadas como a doença neurológica mais frequente nos cuidados primários e encontram-se entre as 10 mais incapacitantes.

Na opinião de Marta Gonzalez Casal, diretora geral da TEVA Portugal, “este projeto constitui uma importante aposta na dinamização e desenvolvimento de novas competências, com vista a fortalecer a formação dos profissionais de saúde e ajudá-los a melhorar a qualidade de vida dos doentes com cefaleias”.

Raquel Gil-Gouveia, presidente da SPC, comentou: “Este projeto visa aproveitar as oportunidades que o contacto digital permite para construir uma ponte entre os profissionais de saúde que estão na primeira linha de tratamento dos doentes com cefaleias e enxaqueca em Portugal e os neurologistas especialistas em cefaleias de todo o território nacional. O principal objetivo é que os colegas médicos e internos de medicina geral e familiar, mas também qualquer outro colega de medicina interna, pediatria, medicina do trabalho ou outros, que naturalmente cuidam de pessoas que sofrem de cefaleias, tenham regularmente uma possibilidade de discutir casos complexos, questionar sobre dúvidas de terapêutica, diagnóstico ou mesmo referenciação ou obter informação sobre a inovação – como novas terapêuticas, técnicas, estudos ou ensaios. Do estreitar desta relação interpares só pode resultar em benefício para as pessoas que sofrem de enxaqueca ou outras cefaleias, em Portugal.”

“Esta colaboração permite criar redes de comunicação entre Neurologistas e Médicos de Família, melhorando a articulação entre as duas especialidades. O caráter regular e informal das sessões torna-as mais apelativas e possibilita um aprofundar de conhecimentos e partilha de experiências que, em última análise, originarão uma melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com cefaleias”, disse Nuno Jacinto, presidente da APMGF.

As sessões do programa “365: MEET THE ONLINE HEADACHE EXPERT” vão decorrer até fevereiro de 2023, conduzidas por um painel de neurologistas peritos na área das cefaleias.

A participação nos webinars é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights