Especialistas da OMS em congresso da Luz Saúde sobre controlo de infeções

Especialistas nacionais e estrangeiros, incluindo da OMS, vão participar no Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana que a Luz Saúde organiza em Lisboa, a 23 de setembro, entre as 9h e as 16h30.

“É com enorme satisfação que o Grupo Luz Saúde organiza, pela 13ª vez, um congresso na área do controlo de infeção e resistência antimicrobiana”, lê-se no comunicado de imprensa, que indica que o objetivo é discutir e dar a conhecer novos conceitos e novas práticas na área do controlo de infeção e resistência antimicrobiana.

“Ao fim de mais de dois anos de pandemia de Covid-19, as instituições de saúde têm regras e procedimentos diferentes para (con)viver nesta nova realidade. Mais do que nunca é preciso atualizar conhecimentos, partilhar experiências e apontar soluções inovadoras, preparando o futuro”, defende a Luz Saúde.

“Em direção a um novo normal” é o mote do encontro, exclusivamente presencial, no auditório principal do Hospital da Luz Lisboa.

“Esta iniciativa reflete a importância desta área, em especial num momento em que todos pretendemos voltar à normalidade possível”, salienta Carlos Palos, coordenador do Grupo de Coordenação Central do Programa de Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da Luz Saúde, organizador deste congresso.

Destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, farmacêuticos, gestores na área de controlo de infeção e todos os profissionais em geral com interesse nesta área, o congresso estará organizado em quatro mesas-redondas, com moderadores e oradores internacionais e nacionais de renome, incluindo da OMS e representantes de organizações profissionais.

Da OMS, João Toledo (Service Delivery and Safety Department) apresentará o primeiro relatório global da instituição sobre prevenção e controlo de infeção, e Benedikt Huttner (Department of Essential Medicines and Health Products) abordará a respetiva tabela de classificações de antibióticos (AWaRe).

António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde, fará um balanço do trabalho do Global Leaders Group on Antimicrobial Resistance Initiative, uma plataforma constituída por líderes mundiais e especialistas de todos os setores que têm por objetivo acelerar as ações políticas no domínio da resistência antimicrobiana.

Discutir-se-ão ainda temas como sustentabilidade, recurso à inteligência artificial, o papel da arquitetura na ‘nova normalidade’, os danos colaterais da pandemia em diferentes níveis, novos procedimentos e soluções em higienização ambiental, reprocessamento endoscópico e microbiologia.

O congresso será precedido, a 22 de setembro, pelo workshop Estudos Microbiológicos em Endoscópios – Um contributo para o reprocessamento, de especial interesse para todos os profissionais envolvidos no reprocessamento endoscópico.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This