Especialistas da OMS em congresso da Luz Saúde sobre controlo de infeções

20 de Setembro 2022

Especialistas nacionais e estrangeiros, incluindo da OMS, vão participar no Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana que a Luz Saúde organiza em Lisboa, a 23 de setembro, entre as 9h e as 16h30.

“É com enorme satisfação que o Grupo Luz Saúde organiza, pela 13ª vez, um congresso na área do controlo de infeção e resistência antimicrobiana”, lê-se no comunicado de imprensa, que indica que o objetivo é discutir e dar a conhecer novos conceitos e novas práticas na área do controlo de infeção e resistência antimicrobiana.

“Ao fim de mais de dois anos de pandemia de Covid-19, as instituições de saúde têm regras e procedimentos diferentes para (con)viver nesta nova realidade. Mais do que nunca é preciso atualizar conhecimentos, partilhar experiências e apontar soluções inovadoras, preparando o futuro”, defende a Luz Saúde.

“Em direção a um novo normal” é o mote do encontro, exclusivamente presencial, no auditório principal do Hospital da Luz Lisboa.

“Esta iniciativa reflete a importância desta área, em especial num momento em que todos pretendemos voltar à normalidade possível”, salienta Carlos Palos, coordenador do Grupo de Coordenação Central do Programa de Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da Luz Saúde, organizador deste congresso.

Destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, farmacêuticos, gestores na área de controlo de infeção e todos os profissionais em geral com interesse nesta área, o congresso estará organizado em quatro mesas-redondas, com moderadores e oradores internacionais e nacionais de renome, incluindo da OMS e representantes de organizações profissionais.

Da OMS, João Toledo (Service Delivery and Safety Department) apresentará o primeiro relatório global da instituição sobre prevenção e controlo de infeção, e Benedikt Huttner (Department of Essential Medicines and Health Products) abordará a respetiva tabela de classificações de antibióticos (AWaRe).

António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde, fará um balanço do trabalho do Global Leaders Group on Antimicrobial Resistance Initiative, uma plataforma constituída por líderes mundiais e especialistas de todos os setores que têm por objetivo acelerar as ações políticas no domínio da resistência antimicrobiana.

Discutir-se-ão ainda temas como sustentabilidade, recurso à inteligência artificial, o papel da arquitetura na ‘nova normalidade’, os danos colaterais da pandemia em diferentes níveis, novos procedimentos e soluções em higienização ambiental, reprocessamento endoscópico e microbiologia.

O congresso será precedido, a 22 de setembro, pelo workshop Estudos Microbiológicos em Endoscópios – Um contributo para o reprocessamento, de especial interesse para todos os profissionais envolvidos no reprocessamento endoscópico.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights