Projetos de investigação em biomedicina e saúde recebem apoio da Fundação “la Caixa”

20 de Setembro 2022

O Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 selecionou 33 novos projetos biomédicos e de saúde promissores promovidos por centros de investigação e universidades de Espanha e Portugal, financiados com um total de 23,1 milhões de euros.

Deste modo, a Fundação “la Caixa”, com a colaboração do BPI, reafirma, uma vez mais, o seu apoio a projetos de excelência que possam ter um impacto positivo na saúde dos cidadãos.

Neste quadro, atribui um total de 23,1 milhões de euros aos projetos – 20 espanhóis e 13 portugueses –, que serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos.

O concurso, ao qual foram apresentadas nesta edição 546 propostas, tem como objetivo identificar e promover iniciativas de excelência científica e de maior potencial e impacto social, tanto em investigação de base e clínica como translacional e de inovação.

Os 13 projetos portugueses selecionados são provenientes de vários centros de investigação do país: sete da Área Metropolitana de Lisboa, três da região Norte (Porto e Braga), dois da região Centro (Coimbra) e um do Algarve.

O Concurso CaixaResearch conta com a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que financia com 2,3 milhões de euros três dos 13 projetos portugueses selecionados nesta edição.

O apoio financeiro concedido às instituições selecionadas é de dois tipos: até 500.000 euros em três anos para projetos apresentados por uma única organização de investigação e até 1.000.000 de euros em três anos para projetos apresentados por consórcios de duas a cinco organizações de investigação.

Desde o início do programa, em 2018, a Fundação “la Caixa” destinou 94,8 milhões de euros a 138 projetos de investigação inovadores e de grande impacto social, 95 liderados por equipas espanholas e 43 por grupos de investigação portugueses. Todos os projetos foram selecionados por comissões de especialistas internacionais constituídas para cada edição, que avaliam as propostas, entrevistam os pré-selecionados e selecionam os melhores projetos.

A Fundação “la Caixa” acaba de anunciar uma nova edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde, cujo resultado será divulgado em 2023, convidando os investigadores interessados a candidatar-se aos apoios.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights