Novo diretor-executivo diz que aceitou cargo pela defesa intransigente do SNS

23 de Setembro 2022

O novo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, afirmou hoje que aceitou o convite do ministro da Saúde para desempenhar este cargo com um sentimento de dever na defesa intransigente do SNS, dos seus profissionais e utentes.

Numa breve declaração no final da conferência de imprensa sobre a Direção-Executiva do SNS, sem direito a perguntas dos jornalistas, em que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou o seu nome, Fernando Araújo disse que foi com “uma enorme honra” que recebeu o convite do governante para assumir este cargo.

“Foi com enorme honra que recebi o convite do ministro da Saúde para presidir à direção executiva do SNS e aceitei com um sentimento de dever na defesa intransigente do nosso serviço Nacional de saúde, dos seus profissionais e dos utentes que é para ele que trabalhamos todos os dias”, declarou Fernando Araújo, atual presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, cargo que exerce desde abril de 2019.

O médico e ex-secretário da Estado da Saúde disse que vai agora aguardar pela nomeação nos termos legais e “a partir daí começar a proceder à instalação da nova estrutura”, para a partir de 01 de janeiro começar “a trabalhar ativamente na melhoria do desempenho do nosso SNS”.

Questionado na conferência de imprensa sobre os restantes elementos da equipa de gestão da direção-executiva, o ministro da Saúde esclareceu que competirá ao diretor executivo indicar com “total autonomia” os elementos que o vão acompanhar.

“Tratará de reunir pessoas que tenham, ao mesmo tempo, experiência no sistema de saúde e experiência nas diferentes áreas que a direção executiva tem a partir deste momento que tutelar”, disse Manuel Pizarro.

Sobre quem irá substituir Fernando Araújo no Centro Hospitalar Universitário de São João, Manuel Pizarro afirmou que, como indica o estatuto do SNS, cabe ao à direção executiva propor ao membro do Governo os novos cargos de gestão.

“Isso será feito e será feito nos próximos tempos. Imagino até que durante algumas semanas seja possível que o professor Fernando Araújo possa manter a liderança do Hospital de São João enquanto vai trabalhando na instalação da futura direção executiva” que só entra plenamente em funções com o Orçamento de Estado para 2023, a partir do dia 1 de janeiro do próximo ano.

Manuel Pizarro disse ainda que foi assegurado à direção-executiva o financiamento para melhorar o Serviço Nacional de Saúde. “Nós temos recursos financeiros para que o Serviço Nacional de Saúde funcione de forma adequada, mas eu tenho as maiores dúvidas de que as maiores dificuldades do SNS hoje sejam de recursos financeiros”.

“Sim, serão sempre necessários mais recursos, seria estranho até que um ministro da Saúde, fosse ele quem fosse, dissesse que acha que não precisa de mais recursos, mas nós temos também que olhar para a necessidade de utilizar de forma mais eficiente e mais eficaz os recursos que estão hoje ao nosso dispor e eu diria que uma parte do trabalho que nós vamos pedir à direção executiva, que terá que realizar, é mesmo de garantir uma maior eficiência na utilização dos recursos”, declarou.

A escolha de Fernando Araújo foi hoje oficialmente confirmada por Manuel Pizarro, depois de o nome do médico ter sido amplamente apontado como titular do cargo, no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights