Investigadora Ana Luísa Teixeira recebeu prémio de 5.000 euros da Liga Contra o Cancro

24 de Setembro 2022

O Prémio Liga Inovação, no valor de 5.000 euros, foi hoje atribuído pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC-Norte) à jovem investigadora Ana Luísa Teixeira.

Intitulado “MicroRNAs derivados de vesículas extracelulares como mediadores da resistência ao tratamento em modelos ‘in vitro’ 3D esferoides de cancro da próstata”, o trabalho visa “mimetizar o comportamento de tumores resistentes à enzalutamida [fármaco usado no tratamento do cancro da próstata]”.

Com este projeto pretende-se “identificar microRNAs que circulam no interior de vesículas extracelulares associados à aquisição de resistência à enzalutamida, de modo a identificar biomarcadores de resistência e que possam ser usados durante o ‘follow-up’ dos doentes de cancro de próstata submetidos a este agente terapêutico, de modo a auxiliar a identificação precoce de aquisição de resistência clínica”.

Em declarações à Lusa, o presidente da LPCC-Norte disse que houve consenso na atribuição deste prémio.

Entre os 45 projetos a concurso, “foi difícil selecionar os melhores, mas foi por consenso que escolhemos o trabalho premiado”, da investigadora Ana Luísa Teixeira, que tem como instituição de acolhimento o Centro de Investigação do IPO-Porto, disse Vítor Veloso.

O anúncio e entrega do prémio decorreram no 4.º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia, no Porto, que pretendeu assinalar também o Dia Mundial da Investigação em Oncologia.

Participaram cerca de 120 investigadores “com trabalhos promissores no diagnóstico e tratamento do cancro, nomeadamente na área das nano partículas, biomarcadores e culturas 3 Ds (criação de mini órgãos)”, referiu.

Segundo Vítor Veloso, o apoio à investigação é primordial, porque é “o ponto de viragem no tratamento do cancro”.

Consciente disso, “a LPCC tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de projetos inovadores com aplicabilidade clínica, permitindo avanços e melhorias na prevenção, no diagnóstico e mesmo no tratamento”, sublinhou.

Anualmente, o Núcleo Regional do Norte da LPCC investe 168 mil euros em bolsas de investigação.

Em declarações à Lusa, Vítor Veloso afirmou que “este é um investimento que, além de ser precioso para o país, tem tido um retorno muito grande”.

“Muitos dos bolseiros, que em 2021, foram contemplados, já tiveram vários prémios, porque os trabalhos eram extremamente bons e faziam falta”, disse, lamentando que “o Estado continue a disponibilizar quantias ridículas na ajuda aos investigadores, nomeadamente aos jovens investigadores”.

“Temos inúmeros investigadores portugueses no estrangeiro que, neste momento, não são só considerados bons, são chefes e diretores de laboratórios de grande prestígio internacional”, sublinhou.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

Affidea investe mais de 6 Milhões de euros em clínica de 2000 m2 no Alegro Montijo

A Affidea Portugal acaba de abrir uma nova clínica no Montijo, no Centro Comercial Alegro, disponibilizando um vasto leque de cuidados de saúde, como atendimento médico sem marcação realizada por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, consultas de mais de 20 especialidades, enfermagem, exames de imagiologia e análises clínicas. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights