Como o intestino delgado se defende contra as bactérias

25 de Setembro 2022

Na mucosa do intestino delgado há pequenas invaginações - criptas - onde "células do intestino delgado" e outras células intestinais especializadas, trabalham em conjunto para expelir as bactérias, impedindo assim que estas se estabeleçam e invadam as células.

Na imagem: Gunnar C. Hansson e Brendan Dolan, Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo

Investigadores da Universidade de Gotemburgo estudam há mais de 30 anos o muco envolvido na defesa dos intestinos e das vias respiratórias contra infeções. Até à data, o seu trabalho tem-se concentrado essencialmente no intestino grosso, mas num novo estudo, publicado na revista Science Signaling, mostram agora, pela primeira vez, como este muco protege normalmente as criptas (invaginações) do intestino delgado.

O estudo foi realizado em amostras de tecido de ratos e em células cultivadas. Incluiu o mapeamento de vários mecanismos moleculares e processos celulares que servem como importantes meios de defesa das criptas do intestino delgado.

Na mucosa do intestino delgado há pequenas invaginações – criptas – onde “células do intestino delgado” e outras células intestinais especializadas, trabalham em conjunto para expelir as bactérias, impedindo assim que estas se estabeleçam e invadam as células.

“O nosso estudo mostra que as bactérias são eliminadas destas criptas por células de dois tipos que trabalham em conjunto. Juntas, provocam a formação de um tampão de muco a partir do muco que se segrega das células da taça e do fluido fornecido pelas células adjacentes. As bactérias são lavadas nas criptas quando o tampão é empurrado para fora”.
A afirmação é de Brendan Dolan, pós-doutorando de Dublin, Irlanda na Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo. Utilizando um microscópio avançado, Dolan conseguiu também filmar, a nível celular, a secreção de muco na mucosa do intestino delgado.

O estudo revela também um mecanismo anteriormente desconhecido, pelo qual o muco “embalado” que se formou no interior das células se expande no interior da célula antes de ser libertado. Este muco é armazenado em pequenas vesículas dentro das células do intestino delgado e, quando as vesículas se rompem dentro das células e as enchem com o muco, as células esvaziam vigorosa e rapidamente o seu conteúdo.

A descoberta é relevante para a doença de Crohn, uma doença gastrointestinal crónica, uma vez que a sua inflamação afeta, em particular, o intestino delgado. Até 30.000 suecos vivem com a doença de Crohn.

“É uma doença crónica que não tem cura no presente. Já sabemos há algum tempo que a doença começa com a entrada de bactérias nas criptas intestinais e com a invasão das células. Se conseguirmos compreender os mecanismos de como as bactérias são normalmente eliminadas, seremos capazes de desenvolver novas terapias para evitar recaídas na doença de Crohn”, diz Gunnar C Hansson, autor correspondente do estudo.

Vídeo 1  AQUI: mostra uma célula taça com um pequeno grânulo verde com muco que primeiro se rompe dentro da célula, o muco preenche a parte superior da célula, seguido de libertação de muco da célula.

Vídio 2 AQUI: mostra uma célula taça com um pequeno grânulo verde com muco que primeiro se rompe dentro da célula, o muco preenche a parte superior da célula, seguido de libertação de muco da célula.

https://www.gu.se/en/news/how-the-small-intestine-defends-itself-against-bacteria

NR/HN/Alphagalileo

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights