FMUP recebe 5º Meetup Digital Health Portugal e IV Forum Telesalut@SITT

25 de Setembro 2022

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto será palco, nos próximos dias 29 e 30 de setembro, do 5º Meetup Digital Health Portugal (DHP), subordinado ao tema “Novos tempos, novas prioridades PRR”, e do IV Forum Telesalut@SITT (Hiberiae Societas Telemedicinae et Telesanitas). Estes dois eventos irão decorrer em paralelo com o 4.º Simpósio da Rede de Escolas Médicas de Língua Portuguesa – CODEM-LP. 

O 5º Meetup Digital Health Portugal (DHP) visa “a aproximação da academia ao contexto empresarial e de mercado, permitindo uma discussão e reflexão entre os diferentes agentes da área da Saúde e, em particular, da Saúde Digital”. 

A cerimónia de abertura será a 29 de setembro, às 9h00, devendo contar com as presenças do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP, João Fonseca, bem como dos cofundadores e responsáveis do DHP, Paulo Nunes de Abreu e Pedro Cid Ferreira. Em foco estará a nova licenciatura da FMUP em Saúde Digital e Medicina de Translação, que se encontra em processo de acreditação pela A3ES. 

O programa inclui sessões sobre diferentes temas, nomeadamente o impacto do PRR na inovação em Saúde, a Telemedicina e o modelo da ULS, entre outros. Haverá lugar também ao “Digital Health Boot Camp”, que consistirá em “pitchs” de empresas com ofertas de produtos e serviços para a saúde e mentoria de empreendedores “shark”, bem como a “Use Cases na Saúde – Dos Conceitos à Implementação” e ao “Digital Health Innovation Campus”, uma área expositiva com empresas “diferenciadoras no mercado Healthtech e Medtch”. 

Irão participar nesta iniciativa, que se realiza, uma vez mais, na FMUP, vários responsáveis e especialistas de diferentes países, nomeadamente de Portugal, Espanha, Roménia, Brasil e Coreia do Sul.  As inscrições ainda estão abertas. 

Quanto ao IV Forum Telesalut@SITT (Hiberiae Societas Telemedicinae et Telesanitas), irá decorrer nos mesmos dias e no mesmo local, numa organização da FMUP e da SITT, associação que visa promover e implementar a telemedicina de forma inovadora para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. O programa e o formulário de inscrição gratuita estão disponíveis online.

FMUP

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights