ASAE apreende mais de meia tonelada de amêijoa na Murtosa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na Murtosa, no distrito de Aveiro, mais de meia tonelada de amêijoa japonesa capturada em zona interdita, informou hoje aquele organismo.

Em comunicado, a ASAE esclareceu que os bivalves foram apreendidos durante uma ação de fiscalização direcionada a armazenistas e transportadores de moluscos bivalves vivos, no concelho de Murtosa.

“Durante a ação foi possível verificar que um operador económico armazenava ilegalmente moluscos bivalves vivos, provenientes de zona classificada como interdita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no litoral e ria de Aveiro, para posterior encaminhamento para o circuito comercial, colocando em causa a saúde pública”, refere a mesma nota.

Segundo a ASAE, foram apreendidos 590 quilos de amêijoa japonesa, num valor aproximado de 2.600 euros, tendo sido ainda instaurado um processo contraordenacional por falta de licenciamento.

De forma a preservar a natureza e o ambiente, os moluscos bivalves vivos apreendidos foram restituídos ao seu habitat natural com a colaboração da Polícia Marítima de Aveiro, conclui a ASAE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This