Carla Nascimento Professora Adjunta Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Cuidar da pessoa vítima de trauma: a formação como o mapa do tesouro

09/30/2022

O trauma encerra um fenómeno com uma incidência epidemiológica significativa, sendo a principal causa de morte e incapacidade até aos 40 anos de vida na maioria dos países desenvolvidos (American College Surgeons, 2018). A evidência científica apresenta uma distribuição trimodal, três picos, da morte associada a este fenómeno. O primeiro pico situa-se nos primeiros minutos após o evento traumático. O segundo pico, variável entre minutos a horas após o trauma sendo que, o terceiro pico poderá ocorrer dias ou semanas após o trauma, por sépsis e falência multiorgânica. Pelo descrito, impera a necessidade de dotar os profissionais de saúde com um corpo de conhecimento próprio e dirigido a uma intervenção eficaz.

Em concreto, a Society of Trauma Nurses (2013) e a Emergency Nurses Association (2015) defendem uma intervenção de enfermagem sistematizada numa avaliação primária e secundária da pessoa vítima de trauma. A avaliação primária consiste no reconhecimento precoce de lesões com potencial de risco de vida imediato, respetiva intervenção e reavaliação. Esta avaliação deve ser efetuada rapidamente, utilizando a mnemónica ABCDE: (A) Via aérea, (B) Ventilação, (C) circulação, (D) Disfunção neurológica e (E) Exposição. A avaliação secundária decorre após a avaliação primária estar concluída e após terem sido instituídas as medidas de reanimação necessárias. Compreende um exame físico céfalo-caudal detalhado, identificando todas as possíveis lesões presentes, em conjunto com outros exames completares de diagnóstico e histórica clínica da pessoa.

A formação poderá ser um mapa a seguir para o tesouro da sobrevivência da pessoa vítima do trauma, fazendo aqui nota a uma oferta existente no panorama nacional. O ATCN® (Advanced Trauma Care for Nurses) é um programa de ensino pós-graduado para enfermeiros que pode decorrer em simultâneo com o ATLS® (Advanced Trauma Life Support, for Doctors), oferecendo a vantagem de formar em conjunto profissionais de saúde que trabalham de forma sinérgica para cuidar das necessidades da pessoa, enaltecendo as competências específicas de cada um e desenvolvendo uma comunicação em saúde que se deseja eficiente e otimizada.

Referências

American College of Surgeons (2018). Advanced Trauma Life Support (ATLS). Chicago: American College of Surgeons.

Emergency Nurses Association (2015). Trauma Nursing Core Course. Schaumburg: Emergency Nurses Association.

Society of Trauma Nurses (2013). ATCN – Advanced Trauma Course for Nurses – Manual do Curso de Alunos. Lexington: Society of Trauma Nurses.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights