INEM abre inquérito a assistência prestada a homem que morreu em Matosinhos

30 de Setembro 2022

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou hoje ter aberto um inquérito para apurar “em pormenor” como ocorreu a assistência a um homem em paragem cardiorrespiratória em Matosinhos, na quarta-feira, que acabou por morrer no local.

“O INEM abriu um inquérito para apurar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência médica pré-hospitalar ao utente [vítima mortal]”, adiantou o INEM, em comunicado.

Este esclarecimento do INEM surge na sequência de uma notícia avançada hoje pelo jornal Correio da Manhã que dá conta de que a vítima mortal, de 58 anos, se terá sentido mal perto de uma padaria na Senhora da Hora, Matosinhos, distrito do Porto.

Ainda segundo este jornal, a funcionária do estabelecimento terá ligado para o 112 às 15:18, tendo sido aconselhada a chamar um táxi para levar o homem ao hospital.

Contudo, no esclarecimento, o instituto explicou que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu uma chamada na quarta-feira, às 15:20, e que, após a triagem, a contactante, que não era o utente, recusou a transferência da chamada para o SNS24 e informou que iria chamar um táxi.

“Não corresponde à verdade que o CODU tenha sugerido que o utente ‘apanhasse um táxi’”, sublinhou.

E acrescentou: “às 15:33 e 15:39, o CODU recebeu novas chamadas sobre a mesma situação que deram conta do agravamento do estado de saúde da vítima. O CODU acionou a Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João”.

Já no local, continuou, depois de prestar os cuidados ao utente, a equipa da VMER transmitiu, às 16:00, os dados clínicos ao CODU, dando conta de uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

O INEM salientou ter sido verificado o óbito pela equipa da VMER e acionada a autoridade para o local.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

Affidea investe mais de 6 Milhões de euros em clínica de 2000 m2 no Alegro Montijo

A Affidea Portugal acaba de abrir uma nova clínica no Montijo, no Centro Comercial Alegro, disponibilizando um vasto leque de cuidados de saúde, como atendimento médico sem marcação realizada por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, consultas de mais de 20 especialidades, enfermagem, exames de imagiologia e análises clínicas. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights