“Plano Hospitalar para Idosos” apresentado amanhã em Lisboa

30 de Setembro 2022

O livro “Plano Hospitalar para Idosos”, que será amanhã apresentado em Lisboa, é uma forma de assinalar o dia deles e alertar para a importância de adaptar os hospitais ao aumento da esperança média de vida.

“É um plano interessante que pretende que os nossos hospitais sejam adaptados à realidade do internamento cada vez mais acentuado de pessoas muito idosas”, disse ao HealthNews o coordenador do livro.

“Os hospitais, há 60/70 anos, foram feitos para outro tipo de população, com uma média de idades de 50/55 anos, e os doentes que entram hoje têm mais de 80. Isso obriga a que os hospitais sejam alterados na sua construção e, também, no modo como são assistidos os doentes que estão internados”, explicou João Gorjão Clara.

Tal leva a que tenhamos doentes idosos a “entrar nos hospitais pelo seu pé e a sair de maca ou de cadeira de rodas”, ou a “desenvolver um quadro de delírio durante o internamento” – dois problemas que o “Plano Hospitalar para Idosos” quer combater, segundo Gorjão Clara.

Editado pela LIDEL, este livro conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que cedeu a sua Sala de Extrações para a apresentação, a cargo do diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Pedro Soares Branco.

O evento, marcado para as 17h, encerrará com um momento musical protagonizado pelo “Coral Rainha D. Leonor”.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights