Projeto MiMI: Como otimizar o processo de morte em Medicina Interna

4 de Outubro 2022

Especial 28° Congresso Nacional de Medicina Interna

A chegada da morte não é uma opção, a forma como se morre sim, porque pode ser preparada e ajustada às preferências da pessoa. A morte é na maioria das vezes um momento difícil, para o doente, a família e até mesmo para os profissionais de saúde que o acompanham. Conscientes desta realidade o NEBio e o NEMPal promoveram o Projeto MiMI (Morte iminente em Medicina Interna) patrocinado pela SPMI e pela Universidade Católica Portuguesa, tendo por referência os critérios do International Collaborative for the Best Care for the Dying Patient, com o objetivo de melhorar o acompanhamento do processo de morte nas Enfermarias de Medicina.

António Carneiro salientou que 62% dos portugueses morrem nos Hospitais, na sua maioria com envolvimento direto ou indireto da Medicina Interna. O orador salientou que, quando inquiridos, a maioria dos portugueses dizem querer morrer em casa, mas a realidade verificada é o oposto. Sugeriu que tal acontece porque os agregados familiares, diminuíram, as condições para cuidar das pessoas muito dependentes são de difícil acesso e as reflexões sobre o que cada um deseja, para si, quando estiver em situação de fim de vida (elaboração de planos individuais e integrados de cuidados) são ainda insuficientes e com grande margem de melhoria.

António Carneiro lembrou que a Assembleia da República se prepara para aprovar um documento que intitulou (incorretamente) de “morte medicamente assistida”, que se refere à “morte provocada a pedido do próprio”. Esta situação refere-se à morte provocada, em resultado de uma solicitação reiterada pelo próprio que está informado e capaz de exercer a sua autonomia, nos termos da Lei, o que não pode ser confundido com assistência médica na morte, coisa que acontece a 62% dos portugueses”.

Já a fase de validação do projeto MiMI foi apresentada por Rui Carneiro, o qual diz estar a ser desenvolvida em cinco eixos principais:

  1. Validação nacional de um modelo de boas práticas para doente em morte iminente ao cuidado da Medicina Interna;
  2. Caracterização de vivências do Internista no cuidar na situação de morte iminente;
  3. Identificação das necessidades formativas na área da situação de últimas horas/dias de vida;
  4. Identificação prospetiva da tipologia do cuidar do doente em morte iminente ao cuidado da Medicina Interna;
  5. Elaboração de Curriculum, Modelo Pedagógico e Formação na área em questão.

Deste modo, o orador partilhou, ainda, os primeiros resultados inerentes à investigação dos primeiros três eixos e não deixa de perspetivar ideias futuras para a área. “A breve trecho será feita uma avaliação transversal aos cuidados de doentes em últimas horas ou dias de vida nas enfermarias nacionais, numa estratégia de one-day survey, em que todos os serviços de medicina interna serão convidados a ter parte ativa”, referiu o convidado.

28º CNMI/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights