O impacto da Investigação clínica na Medicina Interna

5 de Outubro 2022

Especial 28° Congresso Nacional de Medicina Interna

A investigação clínica ganhou luz esta terça-feira através da mesa-redonda “Investigação clínica em Medicina Interna”. O painel constituiu uma das múltiplas sessões integrantes do 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna. Como seria de esperar, a busca pelo conhecimento através da ciência foram o mote da atividade.

Os oradores presentes elaboraram as suas intervenções estruturando-se mediante uma visão favorável da investigação científica e a sua aplicação no âmbito da especialidade Medicina Interna. José Mariz afirmou a sua importância alegando que “a Medicina Interna como grande corpo de atuação e saber na Medicina no geral, não deve ficar presa a metodologias não-científicas, ou acientíficas, e igualmente não deve ficar dependente ou passiva ao desenvolvimento científico em outras áreas”.

Natália Marto juntou-se a José Mariz e explicaram que é possível conciliar a investigação com a prática clínica em Medicina Interna. “Neste fórum quer-se abordar a investigação clínica como podendo fazer parte da atividade do internista, não só enquanto investigador em ensaios clínicos promovidos pela indústria farmacêutica (onde a Medicina Interna oferece riquíssimas e variadas oportunidades de recrutamento de doentes), mas também enquanto iniciador de estudos observacionais e ensaios clínicos”, afirmou a oradora.

Por sinal, Emília Monteiro lembrou que é a investigação científica a responsável pela evolução da prática da Medicina ao longo dos anos e que, infelizmente, é ainda deficitária e de frágil investimento em Portugal: “As unidades de saúde portuguesas estão muito aquém do que fazem instituições em países europeus de dimensão semelhante a Portugal em termos de investigação clínica.” Por este motivo, a sua apresentação centrou-se em soluções para a problemática tendo por base três objetivos estruturantes:

  • Criar atratividade no investimento da investigação nas unidades de saúde;
  • Não depender de decisões top-down e do financiamento do SNS para investigar;
  • Apresentar soluções e motivar os internistas a criarem eles próprios atividades que resultem em inovações na saúde.

Também Nuno Bernardino Vieira afirmou que “a promoção e o desenvolvimento da Investigação nos serviços de Medicina Interna é talvez uma das maiores limitações que temos atualmente a nível nacional”, acreditando que é “unânime que nós, internistas, investigamos pouco, e são muitas as razões para isso. A maior delas será provavelmente a elevada carga assistencial que temos no nosso dia a dia, bem como a falta de incentivo e investimento pelas chefias para que sejam dadas as condições para o desenvolvimento da Investigação nos serviços”.

No entanto, explicou que “a investigação clínica desempenha um papel fundamental na criação de conhecimento e na implementação de boas práticas, que podem contribuir para a disseminação de uma cultura de inovação e desenvolvimento (I&D) nos nossos serviços, que aliado aos programas de formação de qualidade, irão conduzir à melhoria franca dos cuidados que prestamos aos nossos utentes”.

Sendo coordenador do Centro de Formação em Medicina Interna, o orador abordou o que está a der desenvolvido em termos de formação para a promoção da Investigação Clínica, tendo esperado “criar um espaço de discussão e deixar perguntas no ar que possam ser desafiantes para os serviços de Medicina Interna”.

28º CNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights