OSTOBER.ORG lança petição para criar Dia Nacional da Pessoa com Ostomia

O movimento OSTOBER.ORG, que visa alterar perceções e eliminar preconceitos, lançou este mês uma petição pública para a criação do Dia Nacional do Ostomizado.

Lançado em 2021, o movimento OSTOBER.ORG segue com o mesmo objetivo de dar voz às pessoas com ostomia. Criado pela Convatec, em parceria com a Associação ANOXV, este movimento visa alterar a perceção e eliminar preconceitos sobre a ostomia e a pessoa com ostomia.

O movimento defende que a criação oficial do Dia Nacional do Ostomizado é essencial, por isso lançou uma petição pública no Dia Mundial (1 de outubro).

“Valéria Pinheiro, fundadora e presidente da direção da ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, tem alcançado muitos direitos em conjunto com profissionais de saúde e a sociedade civil. No entanto, esta comunidade, que em Portugal se estima ser de 15 mil pessoas com tendência a crescer, esconde muitas vezes a sua condição, por medo de ser alvo de preconceito e rejeição, única e exclusivamente, por desconhecimento do que é uma ostomia”, lê-se no comunicado de imprensa.

“O desconhecimento gera preconceito e exclusão, por isso, criar o Dia Nacional da Pessoa com Ostomia vai trazer condições para eliminar definitivamente o desconhecimento da sociedade portuguesa sobre o que é a ostomia”, assegura Valéria Pinheiro.

Este ano, o movimento OSTOBER.ORG “entra numa nova fase, criando uma resposta inovadora procurando atender às necessidades das Unidades de Saúde, Profissionais de Saúde e Pacientes: apoiar o momento da alta hospitalar com um acompanhamento de proximidade”, de acordo com o comunicado.

No dia 22 de outubro, em Lisboa, vai ser apresentado o Programa +Contigo, de formação de mentores, resultado da criação de uma equipa de trabalho composta por profissionais de saúde na área da estomaterapia, a Associação ANOXV e a Convatec. Outro elemento de ajuda ao paciente na fase pós cirurgia será o Guia Renascer – um documento que reúne prática clínica, com linguagem adequada ao paciente, e que pretende apoiar desde a preparação para a cirurgia até ao pós-operatório e regresso à rotina.

Paralelamente, o Movimento traz de novo a Lisboa a exposição de fotografia OSTOBER.ORG, entre os dias 3 e 10 de outubro, no átrio da receção principal do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Da autoria do fotógrafo Ricardo Pereira da Silva, a exposição interativa conta a história de nove pessoas com ostomia, enfermeiros de estomaterapia e cuidadores informais, que partilham testemunhos através de vídeo, acessível por código QR junto da fotografia. A exposição já esteve patente em Lisboa, Porto e Amarante, iniciando em outubro um percurso itinerante por vários hospitais do país, até ao fim do ano, de forma a sensibilizar a sociedade civil para esta realidade.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This