Carla Araújo  Lista “Despertar a Mudança” Ordem dos Médicos 

Que não se mascare a saúde dos doentes 

10/11/2022

Defenderei sempre a prestação de cuidados de saúde em segurança. Ter a vida dos doentes nas mãos acarreta uma enorme responsabilidade à nossa profissão. É inaceitável trabalhar em equipas sem recursos humanos. O caos na saúde vai-se multiplicando, e afeta não só os serviços de urgência do país, como também as outras áreas.

As Instituições de Saúde têm o dever de garantir condições de trabalho adequadas. Por outro lado, a tutela e o poder político também têm o dever de proporcionar condições de equidade no acesso aos Centros de Saúde e aos Hospitais.

Quando nada disto se verifica, os profissionais de saúde, e neste caso os médicos, devem denunciar condições de precariedade, que colocam em risco a vida dos doentes, e que aumentam a probabilidade de situações de burnout e de exaustão emocional.

De nada serve mascarar a realidade. Esperar mais de 10 horas por atendimento na urgência é absolutamente inadmissível. Assistimos ao declínio da qualidade na prestação de cuidados. Assistimos ao comprometimento da formação dos jovens médicos, que se vem confortados com situações de stress, onde são obrigados a assumir responsabilidades para as quais não estão preparados.

Enquanto candidata a Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos serei incansável na defesa do exercício da profissão. Os doentes estarão sempre em primeiro lugar. Serei intransigente nesta matéria, e tudo farei para encontrar soluções eficazes que nos permitam exercer a nossa profissão de forma adequada e digna.

Portugal merece mais e melhor!

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights