PCP/Vila Franca de Xira contra eventual encerramento da urgência de obstetrícia

14 de Outubro 2022

O PCP de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, manifestou a sua oposição contra um eventual encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia do hospital do concelho, considerando tratar-se de um “serviço de referência”.

“A urgência de ginecologia e obstetrícia é uma necessidade das populações servidas pelo Hospital de Vila Franca de Xira, portanto um serviço de referência deste hospital, e que por isso não pode encerrar. O seu encerramento significaria a continuidade da opção das políticas de direita que têm visado desmantelar e destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujas respostas necessárias têm sido rejeitadas pelo PS no Governo”, afirma, em comunicado, a concelhia do PCP de Vila Franca de Xira.

O Expresso ‘online’ divulgou na terça-feira que a Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos propôs ao Governo o fecho do atendimento SOS em dois hospitais da Grande Lisboa e dois na área geográfica da administração regional de saúde do Centro: as urgências obstétricas de Vila Franca de Xira, Barreiro, Covilhã e Castelo Branco.

“Pela imperatividade da existência deste serviço neste hospital, agora posta em causa, o PCP apresentou [esta quarta-feira] mesmo na Assembleia da República, isto é, no mesmo dia em que a intenção foi tornada pública, um pedido de audição ao Ministro da Saúde. No imediato, o PS chumbou esse mesmo pedido”, referem os comunistas.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em entrevista à RTP, garantiu que não será fechado nenhum serviço de obstetrícia e blocos de parto nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao final do ano, sendo que a decisão só deverá ser tomada no início de 2023.

O ministro garantiu que o Governo irá fazer uma “avaliação criteriosa” ao estudo preliminar que propõe “muitas medidas, entre as quais, o eventual fecho de maternidades”.

“Não lhe posso responder se vão ou não encerrar, vamos fazer uma avaliação. Nunca [fechar] nos próximos meses, seguramente que não até final do ano”, frisou, sublinhando estar empenhado em garantir que o sistema público de maternidades “funciona”.

Na entrevista, o ministro referiu ainda que a verba do Orçamento do Estado 2023 para a saúde de cerca de 15 mil milhões é a “maior dos últimos anos”, indicando que há “maleabilidade para transferência de verbas para despesa com pessoal nos hospitais”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights