Tribunal de Santarém impõe tratamento psiquiátrico a mulher que tentou atear fogos em Coruche

14 de Outubro 2022

O Tribunal de Santarém impôs tratamento médico psiquiátrico a uma mulher que, na madrugada de 13 de outubro de 2021, praticou três crimes de incêndio na forma tentada, em Coruche.

Tendo em conta que a mulher, de 66 anos, residente em Macedo de Cavaleiros, foi declarada inimputável, o coletivo absolveu-a dos crimes, impondo que, face à perigosidade da sua conduta, mas tendo em conta a “prognose favorável” de cumprimento da determinação do Tribunal em ambulatório, seja submetida a tratamento psiquiátrico sob vigilância dos Serviços de Reinserção Social.

O presidente do coletivo de juízes, Sérgio Sousa, afirmou que o Tribunal não teve dúvidas de que a mulher tentou atear um incêndio florestal, onde foi apanhada em flagrante por testemunhas oculares, nem da tentativa de acender uma fogueira em cima da grade onde se encontravam botijas de gás numa bomba de combustível, pois as imagens correspondem às da arguida, a qual se deslocava com a ajuda de uma canadiana.

A mulher, que dormiu num alojamento local, em Coruche, de 12 para 13 de outubro de 2021, era acusada pelo Ministério Público (MP) de, na madrugada de dia 13, com recurso a um isqueiro, ter pegado fogo a um contentor de lixo e de ter tentado, por duas vezes, fazer explodir as botijas de gás da gasolineira.

Segundo o MP, a mulher pegou, ainda, fogo à parte dianteira de um veículo que se encontrava num parque de estacionamento e, na estrada que liga Coruche à Fajarda, ateou fogo a vegetação rasteira, tendo sido avistada e retida por populares até à chegada da GNR.

O Tribunal determinou o fim da medida de coação de vigilância eletrónica e a remessa do pedido de indemnização civil aos tribunais comuns.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights