Cientistas alertam para agravamento da doença cardíaca a par com o aumento da temperatura devido ao aquecimento global

16 de Outubro 2022

“Dada a expectativa de mais ondas de calor, os sistemas de telemonitorização também precisam alertar os médicos sobre a perda de peso em pacientes com insuficiência cardíaca. Além disso, os sistemas podem notificar os pacientes de que estão perdendo peso que pode ser devido ao calor e devem entrar em contato com seu médico sobre a redução da dose de diuréticos.

Um estudo publicado há dias na ESC Heart Failure, uma revista da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) realizado em França, revelou que, durante a onda de calor de 2019, as temperaturas quentes estiveram intimamente ligadas à perda de peso em pacientes com insuficiência cardíaca, indicando agravamento da sua condição

“A perda de peso que observámos em pessoas com insuficiência cardíaca pode levar a pressão arterial baixa, especialmente quando em pé, e insuficiência renal, e é potencialmente fatal, alerta o Professor François Roubille, do Hospital Universitário de Montpellier, França.

“Este estudo é o primeiro a mostrar uma relação direta entre a temperatura ambiente e o peso corporal em pacientes com insuficiência cardíaca”, disse o autor do estudo, Professor François Roubille, do Hospital Universitário de Montpellier, França. “A descoberta é oportuna, dadas as ondas de calor que ocorreram novamente este ano. A perda de peso que observámos em pessoas com insuficiência cardíaca pode levar a pressão arterial baixa, especialmente quando em pé, e insuficiência renal, e é potencialmente fatal. Com o aumento das temperaturas previstas para o futuro, os médicos e os pacientes devem estar prontos para reduzir a dose de diuréticos quando ocorrer perda de peso”.

Em pacientes com insuficiência cardíaca, o coração não bombeia o sangue pelo corpo tão bem quanto deveria. Os resíduos se acumulam, causando falta de ar e acumulação de líquido nos pulmões, pernas e abdômen. O peso é a pedra angular do monitoramento, pois o ganho de peso está relacionado com a congestão, principal motivo de internamento hospitalar. Os diuréticos, também chamados de pílulas de água, são usados ​​para aumentar a produção de urina e reduzir a falta de ar e o inchaço. As diretrizes da ESC recomendam que se eduquem os pacientes no sentido de aumentarem a sua dose de diurético ou alertar a equipa de saúde se sentirem um aumento de falta de ar ou inchaço ou um ganho de peso súbito e inesperado de mais de 2 kg em três dias. A perda de peso recebeu menos atenção.

Os autores do estudo levantam a hipótese de que o peso corporal de pacientes com insuficiência cardíaca poderia mudar durante uma onda de calor. O professor Roubille explicou: “Quando pessoas saudáveis ​​bebem mais líquidos durante o clima quente, o corpo regula automaticamente a produção de urina. Isso não se aplica a pacientes com insuficiência cardíaca porque eles tomam diuréticos”.

O estudo examinou a relação entre o peso corporal e a temperatura do ar entre 1º de junho e 20 de setembro de 2019, que abrangeu as duas ondas de calor no final de junho e final de julho. A análise incluiu 1.420 pacientes com insuficiência cardíaca crónica. A idade mediana foi de 73 anos, 28% eram mulheres e o peso médio foi de 78 kg. Um sistema nacional de telemonitorização foi usado para obter remotamente informações sobre peso e sintomas. Os pacientes pesavam-se todos os dias usando uma balança conectada que enviava automaticamente as medidas para a clínica. Os pacientes relataram sintomas diários, como edema, fadiga, falta de ar e tosse, respondendo a perguntas em um dispositivo pessoal (por exemplo, smartphone, tablet), com respostas enviadas automaticamente para a clínica. As temperaturas diárias (ao meio-dia) foram obtidas usando dados da estação meteorológica mais próxima da residência de cada paciente.

Os pesquisadores analisaram a associação entre peso do paciente, temperatura ambiente no mesmo dia e temperatura dois dias antes da medição do peso. A relação entre temperatura e peso foi muito forte, com o peso caindo à medida que a temperatura aumentava. A relação mais forte foi encontrada com as temperaturas dois dias antes da medição do peso.

Segundo o professor Roubille: “A perda de peso que observamos durante a onda de calor foi clinicamente relevante. Pacientes com peso de 78 kg perderam 1,5 kg em um curto período de tempo. Ficámos surpreendidos ao ver que o peso caiu com as altas temperaturas, pois esperávamos o contrário. Por esse motivo, o sistema de telemonitorização foi programado para alertar os médicos sempre que os pacientes ganhavam peso”.

Segundo roubille: “Dada a expectativa de mais ondas de calor, os sistemas de telemonitorização também precisam alertar os médicos sobre a perda de peso em pacientes com insuficiência cardíaca. Além disso, os sistemas podem notificar os pacientes de que estão perdendo peso que pode ser devido ao calor e devem entrar em contato com seu médico sobre a redução da dose de diuréticos. Para pacientes com insuficiência cardíaca não monitorizados remotamente, uma boa regra seria entrar em contato com um profissional de saúde se o peso cair 2 kg durante uma onda de calor para aconselhamento sobre o ajuste da medicação diurética. Reagir cedo deve nos ajudar a prevenir complicações.” Concluiu.

Bibliografia
1Roubille F, Matzner-Lober E, Aguilhon S, et al. Impact of global warming on weight in patients with heart failure during the 2019 heatwave in France. ESC Heart Fail. 2022. doi:10.1002/ehf2.14129.
2McDonagh TA, Metra M, Adamo M, et al. 2021 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur Heart J. 2021;42:3599–3726.

NR/MMM/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights