Parceria público-privada para erradicação da pólio recebeu compromissos de 2,6 mil ME de fundos

18 de Outubro 2022

A Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês) recebeu compromissos de financiamento de 2,6 mil milhões de euros, foi hoje anunciado em Berlim, no final dos trabalhos da cimeira mundial da saúde.

O GPEI é uma parceria público-privada cujo objetivo é erradicar definitivamente até 2026 a poliomielite, doença para a qual já existe uma vacina, mas que continua a ser endémica no Afeganistão e Paquistão.

Os compromissos financeiros anunciados por instituições privadas e governos vão apoiar os esforços globais para superar os obstáculos finais à erradicação da pólio, vacinar 370 milhões de crianças anualmente nos próximos cinco anos e continuar a vigilância da doença em 50 países, segundo o comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Nenhum lugar é seguro até que a pólio seja erradicada em todo o mundo. Enquanto o vírus ainda existir em algum lugar do mundo, ele pode-se espalhar – mesmo no nosso próprio país. Agora temos uma oportunidade exequível de erradicar completamente a pólio e queremos aproveitar essa oportunidade em conjunto”, disse Svenja Schulze, ministra da Cooperação e Desenvolvimento Económico da Alemanha.

“O poliovírus selvagem é endémico em apenas dois países – Paquistão e Afeganistão. No entanto, depois de apenas seis casos terem sido registados em 2021, mais 29 foram registados até agora este ano, incluindo um pequeno número de novas deteções no sudeste de África (Moçambique e Maláui) ligadas a uma cepa originária do Paquistão”, acrescenta a OMS.

A OMS alerta no comunicado que surtos de cVDPV, variantes do poliovírus que podem surgir em locais onde não há pessoas suficientes imunizadas, “continuam a espalhar-se por partes da África, Ásia e Europa, com novos surtos detetados nos Estados Unidos, Israel e Reino Unido em últimos meses”.

“As novas deteções de pólio este ano em países anteriormente livres da pólio são um forte alerta de que, se não cumprirmos o nosso objetivo de acabar com a pólio em todos os lugares, ela pode ressurgir globalmente”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

“Estamos gratos pelo novo e contínuo apoio dos doadores à erradicação, mas há mais trabalho a fazer para financiar totalmente a Estratégia 2022-2026. Devemos recordar os desafios significativos que superamos para chegar tão longe contra a pólio, manter o rumo e terminar o trabalho de uma vez por todas”, vincou.

Desde o seu lançamento em 1988, a GPEI ajudou a reduzir os casos de poliomielite em mais de 99% em todo o mundo e evitou mais de 20 milhões de casos de paralisia, disse a fundação em comunicado divulgado domingo, primeiro dia de trabalhos da cimeira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights