FMUP promove Conferência sobre Integridade Científica

A Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a organizar a Conferência de Consenso sobre Integridade Científica, que irá decorrer no dia 21 de outubro, na Aula Magna da FMUP.

A cerimónia de abertura está agendada para as 9h30 e irá contar com a presença do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e do presidente da Comissão de Ética da FMUP, Rui Nunes.

A Conferência terá como principal objetivo a apreciação do  que teve como relatoras Inês Falcão-Pires, Natália Oliva Teles, Patrícia Ribeiro, Rita Negrão e Rosário Monteiro.

Com moderação de Natália Oliva Teles e Patrícia Ribeiro, o primeiro painel desta Conferência terá como principais temas a gestão de conflitos, as boas práticas na investigação, a experimentação animal e as boas práticas na publicação científica.

No segundo painel, serão debatidas questões relacionadas com a proteção de dados, o papel do editor na publicação científica, a propriedade intelectual e os direitos de autor e a regulação orientador/orientando.

Entre os participantes nestes painéis estarão responsáveis da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, do i3S, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Acta Médica Portuguesa e da Universitat Rovira i Virgili.

A sessão de encerramento estará a cargo da vice-presidente do Conselho de Representantes da FMUP, Inês Falcão Pires, e da vice-presidente da Comissão de Ética da FMUP, Guilhermina Rego.

A entrada é livre, mediante inscrição. O programa pode ser visto  aqui.

FMUP

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This