Açores apostam em projetos inovadores em saúde

20 de Outubro 2022

A Secretaria Regional da Saúde e a PremiValor – Estudos, Investimentos e Participações, celebraram um acordo de parceria técnico-científico no âmbito do projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” para incentivar projetos inovadores em saúde, foi esta quinta-feira anunciado.

Citado num comunicado divulgado no ‘site’ do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, que rubricou o acordo, salienta que “um dos objetivos a alcançar é destacar os Açores como uma referência em inovação em saúde, a nível nacional, europeu e internacional”.

Na nota é referido que o projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” pretende promover junto de empreendedores, ‘startups’, investigadores, alunos e professores do ensino superior, projetos “inovadores com impacto a nível local e nacional, potenciando a capacidade de inovação em saúde e áreas afins na Região Autónoma dos Açores, nas organizações e empresas públicas e privadas que nesta se situam ou relacionam”.

O objetivo é promover “a inovação aberta e colaborativa”, envolvendo unidades de saúde e prestação de cuidados de saúde, centros de investigação, universidades e empresas/organizações de referência públicas e privadas”, lê-se na nota.

O “H-INNOVA: Call for Projects” é realizado em edições sucessivas, inseridas dentro do ano letivo.

No comunicado, o secretário regional da Saúde salienta que “a região será capaz de conceber projetos com uma dinâmica centralizadora e capacitadora, no que respeita à geração de conhecimento e investigação em saúde”.

Clélio Meneses considera ainda que “a iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento regional sustentável através de ideias inovadoras e empreendedoras que promovam económica e socialmente a região”.

“Podemos atrair novas empresas e investimento, atrair e reter talentos e complementar estruturas existentes”, frisa.

A entidade dinamizadora do projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB ” é a PremiValor, empresa que tem estruturado projetos deste âmbito, através de parcerias com instituições de ensino superior a nível regional, nacional e internacional, é ainda referido na nota.

O acordo agora assinado vigora até ao fim da terceira edição do “H-INNOVA: Health Innovation HUB”, em dezembro deste ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights