Estudo quer conhecer a realidade da insuficiência cardíaca em Portugal

23 de Outubro 2022

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) está a promover um estudo que visa conhecer a realidade da insuficiência cardíaca em Portugal.

“Conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal e perceber quais as suas necessidades é o objetivo do Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa”, explica a SPC em comunicado.

Neste sentido, Lisboa e Vale do Tejo. Palmela, Sesimbra, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Amadora, Alta de Lisboa e Sete Rios são as sete localidades selecionadas.

O estudo inclui uma primeira fase na qual algumas pessoas destas localidades serão selecionadas e convidadas pelo telefone a participar no estudo.

“As pessoas que aceitarem participar serão depois convidadas a deslocar-se a uma unidade móvel, instalada num camião equipado com meios técnicos e humanos, onde serão submetidas a testes e exames que vão da colheita de sangue ao ecocardiograma”, lê-se na nota.

A SPC destaca que o estudo irá contribuir para um melhor planeamento e organização de cuidados e políticas de saúde nesta área.

A unidade móvel vai estar em Palmela a partir de dia 4 de novembro e seguirá depois para as seguintes localidades, até fevereiro do próximo ano.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights