Cidade de Pequim reforça medidas de prevenção após detetar surto de Covid-19

26 de Outubro 2022

A cidade de Pequim, que tem mais de 21 milhões de habitantes, reforçou hoje as medidas de prevenção epidémica e ordenou o encerramento de alguns locais, após ter diagnosticado 20 casos de Covid-19.

A Comissão de Saúde de Pequim solicitou aos residentes que “não saiam da cidade a não ser que seja necessário” e cessou viagens turísticas organizadas.

A realização de fóruns, reuniões e outros eventos não essenciais foi também restringida, adiantaram as autoridades de saúde, alertando que os organizadores “serão responsabilizados” caso surjam problemas.

Museus, parques, cinemas e outros locais públicos vão limitar a sua capacidade a 75 por cento.

As pessoas que estiverem em cidades onde foi diagnosticado um caso de Covid-19 nos 14 dias anteriores não vão poder viajar para Pequim. Aeroportos e estações de comboio do país vão ter que assegurar que os passageiros têm um código verde na aplicação de saúde da capital antes de permitir que embarquem.

O parque temático Universal Studios, em Pequim, anunciou também o encerramento temporário, devido ao surto, que as autoridades descreveram hoje como estando “basicamente sob controlo”.

Os residentes de Pequim enfrentam há vários meses algumas das restrições mais rígidas do mundo. Um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores é necessário para entrar em qualquer local público. Empresas, públicas e privadas, limitam também os movimentos dos seus funcionários, proibindo muitas vezes que saiam de Pequim.

A China continua a insistir na política de ‘zero casos’ de Covid-19, que consiste no isolamento de todos os casos positivos e contactos próximos, o controlo restrito das fronteiras, campanhas em massa de testes de PCR e o bloqueio de bairros ou cidades inteiras.

Apesar dos crescentes custos económicos e sociais, as autoridades chinesas reiteraram, na semana passada, que a estratégia é a “mais económica e científica” para o país, porque “deteta rapidamente novas infeções” e previne que os surtos se alastrem com o “menor custo e da forma mais rápida possível”.

Desde o início da pandemia, 258.167 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus no país e 5.226 morreram, de acordo com dados oficiais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights