Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações

26 de Outubro 2022

Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações sobre a valorização da carreira que foram interrompidas na sequência da demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto.

Estas reuniões, que chegaram a estar agendadas pelo Ministério para 02 de novembro, foram antecipadas para hoje e são as primeiras com a equipa do ministro Manuel Pizarro para dar seguimento às negociações sobre a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) recordou que, de acordo com o calendário previamente definido, as negociações deveriam ter terminado em setembro e exige que sejam agora concluídas “no mais curto espaço de tempo”, de modo que os compromissos assumidos se refletiam nos rendimentos desses profissionais de saúde ainda em 2022.

Já para o Sindicato dos Enfermeiros (SE), a reunião de hoje deve servir definir a conclusão do processo negocial iniciado em maio para que os impactos financeiros das medidas já acordadas com o Governo possam ter cabimento no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Em 19 de outubro, o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) chegou mesmo a admitir avançar para a greve, devido ao impasse nas negociações, mas o agendamento da nova reunião nesse dia fez com que o sindicato decidisse não enviar o pré-aviso para publicação.

No final de setembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, pediu aos sindicatos “compreensão”, tendo em conta que na altura ainda estava a instalar a sua equipa, e assegurou que o Governo assumia todos os compromissos que tinham sido estabelecidos nas anteriores reuniões com os enfermeiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights