Missões médicas chinesas chegam a Moçambique e Guiné-Bissau

28 de Outubro 2022

Duas missões médicas chinesas vão reforçar os sistemas públicos de saúde em Moçambique e na Guiné-Bissau durante um ano e meio, anunciaram as embaixadas da China nos dois países lusófonos.

Uma missão médica chinesa que inclui 12 especialistas vai reforçar o principal hospital de Moçambique, o Hospital Central de Maputo, durante um ano e meio, anunciou hoje a embaixada da China.

Segundo um comunicado, a equipa chinesa integra anestesiologistas, ortopedistas, obstetras e ginecologistas, urologistas, peritos em acupuntura e cirurgiões gastrointestinais.

Esta, que é a 24.ª missão médica enviada a Moçambique pela Comissão de Saúde da Província de Sichuan, no sudoeste da China, ao longo de 46 anos, foi recebida na quinta-feira no Ministério da Saúde (MISAU) moçambicano.

O diretor adjunto do departamento de Assistência Médica do MISAU, Sérgio Seni, elogiou ainda 23.ª equipa médica chinesa, também com 12 especialistas, que está a terminar uma missão de um ano e meio em Moçambique.

O conselheiro económico e comercial da embaixada chinesa, Liu Xiaoguang, saudou o reforço da cooperação bilateral na área da saúde, sublinhando o início da produção de material médicos através de parcerias sino-moçambicanas.

Na quarta-feira, o embaixador chinês em Maputo, Wang Hejun, disse que a missão tinha tratado mais de 12 mil pacientes, assim como implementado a campanha de vacinação dos chineses que vivem em Moçambique.

Uma outra missão médica chegou à Guiné-Bissau, a 19.ª equipa chinesa a atuar no país africano, anunciou na quinta-feira a embaixada da China em Bissau.

Numa cerimónia de boas-vindas, o embaixador Guo Ce apelou para que os especialistas chineses “se adaptem ao ambiente de trabalho local o mais depressa possível”.

O diplomata elogiou ainda o desempenho da anterior missão médica chinesa, lembrando os “grandes esforços feitos na luta contra a pandemia” de covid-19.

A China tem também atualmente uma missão médica em São Tomé e Príncipe, que lançou na quinta-feira um projeto de prevenção de problemas dentários entre os estudantes primários, segundo a página da embaixada chinesa no Facebook.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights