Enfermeiros e Governo voltam hoje às negociações para tentar fechar acordo sobre carreiras

2 de Novembro 2022

Sindicatos dos enfermeiros e Ministério da Saúde voltam esta quarta-feira à mesa das negociações, pela segunda vez numa semana, para tentarem chegar a acordo sobre os termos da reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira.

A ronda negocial de hoje é a segunda com a nova equipa do ministro Manuel Pizarro, depois de um primeiro encontro realizado em 26 de outubro que serviu para o Governo apresentar, em reuniões separadas, a sua proposta concreta às várias estruturas sindicais.

Nestas negociações, que estiveram suspensas devido à demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto, está em causa a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira para efeitos de progressão.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) saiu da reunião da última semana com a convicção de que o processo negocial está prestes a ser concluído, mas o Sindicato dos Enfermeiros (SE) mostrou-se menos otimista, alegando que a proposta do Governo divide “os enfermeiros mais e os menos qualificados”.

Para o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e para o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), também a questão dos retroativos está a provocar um “impasse” neste processo e deverá estar em cima da mesa na reunião de hoje.

Estas duas estruturais sindicais alegam que está em causa o descongelamento dos pontos a 01 de janeiro de 2018, mas o “ministério só quer dar os retroativos a 01 de janeiro de 2022”.

Questionado na quinta-feira sobre esta matéria, o ministro Manuel Pizarro disse esperar conseguir chegar “a bom porto” no entendimento com os sindicatos, mas recordou que as negociações continuam hoje.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights