Especialistas discutem implicações da Inteligência Artificial nos dispositivos médicos

9 de Novembro 2022

A Fraunhofer Portugal AICOS promove esta quinta-feira, no Porto, uma sessão sobre a legislação, regulação e futuras implicações da Inteligência Artificial (IA) nos dispositivos médicos.

A iniciativa visa “ajudar os produtores nacionais de dispositivos médicos a clarificar questões sobre o futuro da Inteligência Artificial”.

“As tecnologias de IA e machine learning são ainda consideradas emergentes quando aplicadas a esta área e muitas das suas implicações regulamentares e éticas estão ainda a ser estudadas e trabalhadas. O enquadramento legal deste tipo de tecnologia está neste momento a tomar forma, tanto na Europa, como noutras partes do mundo. Por isso, este evento é excecionalmente relevante para as empresas da área, para que direcionem os seus desenvolvimentos com a devida antecedência, no sentido de garantirem o cumprimento destas futuras leis”, afirma o investigador do FhP-AICOS e responsável pelo projeto, Eduardo Barbosa.

Na sessão serão abordar temas como os requisitos legislativos atuais para dispositivos médicos baseados em IA e a Proposta de Lei da Inteligência Artificial da Europa.

A padronização da IA e ao cenário dos equipamentos com tecnologia de machine-learning também serão assuntos abordados por especialistas.

A iniciativa tem lugar nas instalações da UPTEC, no Porto, e contará ainda com um workshop sobre o  impacto da IA neste tipo de equipamentos.

Em setembro, um estudo lançado pelo FhP-AICOS concluiu que dois terços das empresas portuguesas que desenvolvem dispositivos médicos descrevem dificuldades na certificação de novos produtos e a maior parte assume que o problema acontece por dificuldades na compreensão das normas técnicas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights