OMS regista queda da incidência da tuberculose em Timor-Leste, melhorias na testagem

9 de Novembro 2022

Timor-Leste registou uma redução da incidência de tuberculose em 2021, de acordo com o relatório global de Tuberculose da Organização Mundial de Saúde (OMS), informou hoje a organização em comunicado.

Segundo o relatório, depois de vários anos com a incidência estagnada em cerca de 498 casos por 100 mil habitantes, registou-se em 2021 uma queda de 2,4% para 486 casos por 100 mil habitantes.

“As conclusões do relatório Global de Tuberculose são encorajadoras, mas precisamos definitivamente de nos esforçar mais para alcançar o objetivo de acabar completamente com a tuberculose e encontrar os casos de tuberculose desaparecidos através de uma abordagem integrada da prestação de serviços de saúde”, disse a ministra da Saúde de Timor-Leste, Odete Maria Freitas Belo.

“A pandemia proporcionou-nos várias oportunidades de capacitação e de melhoria das nossas intervenções nas bases. Juntamente com a Saúde na Família, estas aprendizagens terão um impacto positivo na tuberculose e noutras questões de saúde pública num futuro próximo”, disse.

Entre outros dados positivos, e segundo a nota, Timor-Leste “registou uma taxa de sucesso de 91% no tratamento da tuberculose com a cobertura de testes com a utilização de diagnósticos rápidos no momento do diagnóstico a melhorar para 32%”.

Em comparação, a taxa de sucesso do tratamento em 2019 era de 88% e a cobertura dos testes situou-se em 11%.

“Para combater a tuberculose, o país realizou várias intervenções, incluindo deteção precoce, tratamento precoce e introdução de melhores instalações de diagnóstico para as pessoas”, explicou Arvind Mathur, representante da OMS em Timor-Leste, que tem dado assistência ao país nos esforços de combate à doença.

A melhoria dos diagnósticos deveu-se, em parte, à introdução do GeneXpert, um teste molecular de Tuberculose.

Já na prevenção, a melhoria deveu-se a uma ampliação da profilaxia para crianças e adultos em contactos.

“Em 2021, houve um aumento de quase 15% no número de pessoas colocadas em tratamento de profilaxia em comparação com 2020”, refere a OMS, notando ter havido um incremento em campanhas de consciencialização sobre a doença “para que todos os casos sejam detetados e recebam tratamento”.

Recentemente, a OMS, em parceira com o Fundo Global, introduziu uma unidade móvel de diagnóstico, para chegar a mais membros da comunidade e assim reduzir ainda mais a incidência.

“A carrinha está equipada com raio-X digital e o teste truNat TB, um teste molecular que diagnostica tuberculose em uma hora e também testa resistência às drogas. Tem ainda uma instalação de registo médico eletrónico sincronizada com Inteligência Artificial para ler os filmes de raio-X digitais”, nota.

Em 2021, um inquérito sobre a vulnerabilidade à tuberculose em Timor-Leste mostrou que a desnutrição e o tabagismo estavam entre os principais fatores de vulnerabilidade que contribuíram para a doença.

Resultados, explica a OMS, que “refletem as conclusões do Relatório Global de Tuberculose de 2022”, em que a subnutrição e o tabagismo estavam entre os principais impulsionadores da tuberculose em Timor-Leste.

“A OMS tem vindo a apoiar o país no combate à desnutrição, bem como a restringir o uso de tabaco através de clínicas de advocacia e cessação tabágica. Estes esforços estão a ser realizados não só para a tuberculose, que é uma doença transmissível, mas também para várias doenças não transmissíveis”, disse Mathur.

Em termos globais, estima-se que 10,6 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em 2021, um aumento de 4,5% em relação a 2020, segundo o relatório, tendo a pandemia da covid-19 dificultado o diagnóstico e o tratamento das pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights