Sofrimento emocional dos doentes oncológicos em debate

9 de Novembro 2022

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove esta sexta-feira o encontro "Cancro e Sofrimento Emocional”. A sessão terá lugar no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, e irá contar com a participação de psicólogos, psiquiatras e oncologistas.

Em comunicado, a LPCC refere que no evento serão apresentados os resultados do estudo de avaliação do distress emocional dos utentes que recorrem a consultas de Psico-Oncologia.

“Esta sessão vai contar com a presença de Psicólogos, Psiquiatras e Oncologistas que vão debater a saúde mental dos doentes oncológicos em Portugal, a necessidade de avaliar precocemente as dificuldades emocionais e a referenciação para serviços especializados”, lê-se na nota.

Os resultados do estudo que avalia o sofrimento emocional de doentes e cuidadores seguidos nas Unidades de Psico-Oncologia entre fevereiro de 2020 e outubro de 2022 revelam que 9 em cada 10 destes utentes em acompanhamento revelam um elevado sofrimento emocional.

Atendendo aos dados obtidos no estudo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para a necessidade de intervenção e de acompanhamento psicológico dos doentes oncológicos.

A LPCC criou, em 2009, Unidades de Psico-Oncologia que se estendem por todo o país, e disponibilizam intervenção psicológica especializada a doentes oncológicos, familiares, cuidadores e profissionais de saúde. Estima-se que cerca de um terço dos doentes oncológicos apresentem distress significativo, extensível aos familiares e cuidadores.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Acordo com os médicos é só para sindicalizados do SIM

Em declarações ao nosso jornal, o Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) admite que o acordo intercalar com o Governo para aumentos salariais destina-se a apenas alguns médicos. Jorge Roque da Cunha deixa um apelo à “amiga e colega” dirigente da Federação Nacional dos Médicos: “Subscrevam, ainda que sob protesto, este acordo”.

OMS pede mais esforços para salvar “um planeta doente”

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que participará na 28.ª conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP28), que começa esta quinta-feira, pediu aos líderes políticos mais esforços na conferência para salvar “um planeta doente”.

LBP entrega carta de protesto no Ministério da Saúde

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) entrega esta quinta-feira no Ministério da Saúde uma carta de protesto para contestar a falta de medidas para responder aos constrangimentos nas urgências dos hospitais e aos problemas financeiros no transporte de doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights