Em comunicado, a LPCC refere que no evento serão apresentados os resultados do estudo de avaliação do distress emocional dos utentes que recorrem a consultas de Psico-Oncologia.
“Esta sessão vai contar com a presença de Psicólogos, Psiquiatras e Oncologistas que vão debater a saúde mental dos doentes oncológicos em Portugal, a necessidade de avaliar precocemente as dificuldades emocionais e a referenciação para serviços especializados”, lê-se na nota.
Os resultados do estudo que avalia o sofrimento emocional de doentes e cuidadores seguidos nas Unidades de Psico-Oncologia entre fevereiro de 2020 e outubro de 2022 revelam que 9 em cada 10 destes utentes em acompanhamento revelam um elevado sofrimento emocional.
Atendendo aos dados obtidos no estudo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para a necessidade de intervenção e de acompanhamento psicológico dos doentes oncológicos.
A LPCC criou, em 2009, Unidades de Psico-Oncologia que se estendem por todo o país, e disponibilizam intervenção psicológica especializada a doentes oncológicos, familiares, cuidadores e profissionais de saúde. Estima-se que cerca de um terço dos doentes oncológicos apresentem distress significativo, extensível aos familiares e cuidadores.
PR/HN/VC
0 Comments