Europacolon alerta para dificuldade no acesso aos tratamentos de Tumores Neuroendócrinos

10 de Novembro 2022

No Dia Mundial dos Tumores Neuroendócrinos, que hoje se assinala, o Presidente da Europacolon Portugal alerta para a dificuldade no acesso aos tratamentos. A associação promove esta quinta-feira um debate online sobre esta problemática.

A Europacolon realiza hoje uma sessão online sob o tema “Vamos falar de Tumores Neuroendócrinos!”. A iniciativa visa “sensibilizar para os sintomas e para a importância do diagnóstico precoce”.

“Os doentes que enfrentam diversas dificuldades, nomeadamente no acesso ao tratamento e na transferência de hospitais referenciadores para hospitais tratadores. O Sistema Nacional de Saúde vai ter de se reorganizar, pois estas burocracias demoram vários meses e podem ser muito prejudiciais à sobrevida do doente, assim como à sua qualidade de vida e bem-estar psicoemocional. Estes problemas podem ser ultrapassados com uma melhor organização”, refere o presidente da associação.

A Europacolon salienta que os sintomas mais comuns passam por: vermelhidão da pele e do rosto, problemas digestivos, dor abdominal, diarreia, falta de ar, tosse, dor no peito, hipoglicemia, perglicemia e sudação excessiva.

O debate irá contar com a participação de vários especialistas, nomeadamente Raquel Martins, do Grupo de Estudo dos Tumores Neuroendócrinos; Ana Paula Santos, da European Neuroendocrine Tumor Society; Gracinda Costa, da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear; Nuno Jacinto, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, entr outros.

Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Tumores Neuroendócrinos

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights