Investigação identifica nas folhas de Erva-Príncipe capacidade de inibição de absorção de colesterol

14 de Novembro 2022

A revista Molecules, da Editora MDPI, publicou um artigo sobre a relação entre as folhas de Erva-Príncipe e a redução do colesterol.

Para o artigo “Effect of Phenolic Compounds from Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Leaves on Micellar Solubility of Cholesterol”, a autora principal, Sandrine da Ressurreição, técnica superior e investigadora do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra, colaborou com três investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra: Sónia Pedreiro, Maria Teresa Batista e Artur Figueirinha.

A equipa de investigação desenvolveu uma metodologia para estudar in vitro a solubilidade micelar do colesterol em extratos de plantas, tendo analisado, em particular, extratos, frações fenólicas e flavonoides de folhas de Erva-Príncipe (Cymbopogon citratos).

Os resultados da investigação sugerem que os compostos fenólicos desta planta, em particular os flavonoides e os taninos, têm a capacidade de inibir a formação de micelas, essenciais à absorção de colesterol no intestino, levando a uma redução do colesterol que é absorvido em resultado da alimentação.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights