Tiago Villanueva eleito presidente da UEMO

14 de Novembro 2022

Tiago Villanueva foi eleito presidente da UEMO – European Union of General Practitioners / Family Physicians, organização europeia dos médicos de família.

Entre os principais objetivos da UEMO destacam-se a defesa do papel e das preocupações dos médicos de família nos sistemas de saúde, o reconhecimento europeu da especialidade de Medicina Geral e Familiar, a promoção de elevados padrões de formação e de prática clínica destes médicos e a agregação de visões consensuais entre os vários membros para que sejam representados nas instituições e autoridades europeias.

A presidência da organização europeia fundada em 1967, e que atualmente integra delegações de 25 países europeus, será portuguesa durante o mandato 2023-2026, sucedendo assim à presidência romena. Além de Tiago Villanueva, foram eleitos Catarina Matias, enquanto secretária-geral, e Pedro Fonte, para as funções de tesoureiro.

Na reunião, que decorreu em Ljubljana, Eslovénia, e que acabou por eleger os novos corpos dirigentes, esteve também presente Mónica Fonseca, em representação do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos, e que também integrou a delegação portuguesa na UEMO.

Miguel Guimarães já teve oportunidade de transmitir as suas felicitações pessoais e institucionais ao novo presidente da UEMO e a toda a restante equipa pelo sucesso alcançado. “É uma honra e um privilégio para todos vós, e também para a Ordem dos Médicos, assumir mais uma presidência em organizações médicas europeias”, sublinhou o bastonário.

Tiago Villanueva, editor-chefe da Acta Médica Portuguesa (revista científica da Ordem dos Médicos), assumiu o orgulho pela confiança depositada na equipa de médicos portugueses. E comentou: “sabemos que temos um desafio grande pela frente a partir de janeiro, mas temos bem presente o que temos de fazer para levar os nossos objetivos a bom porto”.

O médico de família quer “aumentar a visibilidade” da especialidade e “sensibilizar os decisores a nível das instituições europeias para as preocupações e desafios que os médicos de família por toda a Europa atravessam atualmente”.

Esta não é a primeira vez que Portugal ocupa a presidência da UEMO, tendo Isabel Caixeiro sido presidente da organização entre 2007 e 2010, juntamente com Luís Filipe Gomes (secretário-geral) e Manuela Santos (tesoureira).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights