Violência na saúde entre as prioridades da direção executiva do SNS

17 de Novembro 2022

Fernando Araújo, que participou hoje no seminário da DGS deixando uma mensagem em vídeo, disse que a violência no setor da saúde “será seguramente uma das prioridades da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde”.

O diretor executivo do SNS participou esta tarde na mesa “Construir o Futuro” do seminário “Violência no Sector da Saúde – da Prevenção à Ação”: uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), do Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde e das Administrações Regionais de Saúde, em colaboração com a Assembleia Municipal de Lisboa, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Núcleo de Estudantes do Serviço Social do ISCTE e a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

“A violência no setor da saúde é um problema de todos e será seguramente uma das prioridades da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, através da criação de condições para construirmos ambientes de trabalho mais seguros e mais saudáveis, promovendo uma cultura organizacional da não violência no setor da saúde”, afirmou Fernando Araújo.

Seguro de que a prevenção “tem de ser uma prioridade”, o diretor executivo referiu que “construir o futuro nesta área significa agir de uma forma multidimensional”, tendo aproveitado para realçar duas ações da DGS: o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.

Fernando Araújo felicitou a DGS pela organização do seminário, que aborda “um assunto que não é apenas deste setor [da saúde], mas de toda a sociedade”.

HN/Rita Antunes

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights