Hospital de Gaia cria visita virtual à obstetrícia para reduzir ansiedade aos pais

18 de Novembro 2022

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) criou uma “visita virtual” para mostrar a Unidade da Mulher e da Criança (UMC) a futuros pais, uma iniciativa que visa “reduzir ansiedades e criar proximidade”, foi esta sexta-feira divulgado.

“A UMC do CHVNG/E pode ser visitada num ‘click’. Todos os pais desejam conhecer as instalações do local onde o seu filho irá nascer. Com a pandemia, essa necessidade aumentou, assim como veio alterar a forma como os serviços de saúde interagem com os utentes, deixando clara a necessidade de aproximação entre pais e profissionais”, lê-se na informação disponibilizada à agência Lusa.

De acordo fonte hospitalar , as solicitações de futuros para conhecer as instalações antes do parto têm acontecido “cada vez mais” e com “muita antecedência”, razão pela qual, e por iniciativa do gabinete de comunicação do CHVNG/E, foi criada uma “visita virtual” ao espaço.

Os futuros pais podem aceder a este serviço através de um ‘link’ que está presente no separador “Vou ser mãe” do ‘site’ do CHVNG/E ao lado e conteúdos como “acompanhante de grávida” ou “o que fazer: grávida/puérperas”.

A visita virtual 360 graus mostra o percurso dentro da unidade desde a admissão à alta.

O circuito reservado às visitas também está contemplado nesta visita virtual que o CHVNG/E descreve como “solução pioneira”.

Numa área como a obstetrícia, “torna-se necessário encontrar soluções que permitam ir de encontro às necessidades dos utentes e futuros pais, reduzindo a natural ansiedade. Pretende-se, acima de tudo, aproximar o hospital dos futuros pais, eliminando barreiras, abrindo as portas do serviço, dando a conhecer a unidade, desde a admissão até à alta”, explicou a mesma fonte.

Em causa uma unidade que conta com urgência obstétrica e ginecológica, bloco de partos com nove salas de parto individuais, dois blocos operatórios, unidade de neonatologia com 14 boxes e dois quartos de isolamento e internamento de obstetrícia com 20 quartos individuais.

A capacidade total da UMC, inaugurada em março, é de 82 camas e 16 incubadoras, numa área aproximada de 8.000 metros quadrados.

Este serviço dá resposta a cerca de 75 mil mulheres em idade fértil.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This