O FP2030 é um movimento global dedicado ao progresso no sentido do planeamento familiar equitativo e acessível até 2030. As instituições governamentais e as partes interessadas têm a oportunidade de participar neste movimento, assumindo um compromisso formal com os princípios da Organização.
O programa foi desenhado para promover o acesso à informação, formação e alternativas de contraceção custo-efetivas, para que as mulheres e jovens possam tomar decisões informadas sobre o seu percurso reprodutivo.
Neste sentido, a Organon reforçou o seu compromisso com o FP2030, garantindo que irá centrar esforços na expansão do acesso à contraceção para mulheres em 73 países de baixo e médio rendimento.
“Quando as mulheres têm acessos a recursos e opções de contraceção, elas têm o poder de decidir perante as suas famílias, a sociedade e os sistemas”, afirma o CEO da Organon, Kevin Ali.
“Para a Organon, é absolutamente fundamental e basilar que todas as mulheres tenham acesso a sistemas de Planeamento Familiar, que as auxiliem a tomar as melhores decisões e aquelas que vão ao encontro da sua vontade. O acesso à informação e a métodos contracetivos eficazes é essencial para reverter estes números alarmantes”, afirma Ricardo Oliveira, diretor da Organon em Portugal.
O UNFPA considera as altas taxas de gravidezes não planeadas uma crise global de saúde pública. Anualmente, estima-se que cerca de metade das gravidezes, em todo o mundo, não são planeadas e que mais de 160 milhões de mulheres não têm acesso métodos contracetivos eficazes e que 270 milhões de mulheres em todo o mundo não tenham acesso a Planeamento Familiar.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments