Cancro do Pulmão: Takeda promove campanha sobre os sintomas e importância do diagnóstico atempado

No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, que se assinala em novembro, a Takeda lança uma campanha de sensibilização para promover um maior conhecimento em torno do cancro do pulmão.

A campanha alerta para os principais sinais e sintomas e para a importância do diagnóstico atempado da doença.

A Takeda explica, em comunicado, que “o objetivo da campanha passa, sobretudo, por dar a conhecer os principais sinais e sintomas do cancro do pulmão, que podem ser desvalorizados por serem confundidos com os de outras patologias, dificultando, em muitos casos, o diagnóstico”

Sintomas como tosse persistente e irritativa, dor torácica, dificuldade respiratória, rouquidão e fadiga, “são sinais de alerta e que devem motivar uma consulta médica”.

A farmacêutica frisa que o “tumor pode desenvolver-se de forma silenciosa, não apresentando sintomas durante algum tempo, pelo que a maioria dos doentes são diagnosticados em estado avançado”.

Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento ocorridos nas últimas décadas, o cancro do pulmão continua a ser o cancro mais prevalente em todo o mundo.

Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 5.415 tumores do pulmão e registaram-se 4.797 mortes. O cancro do pulmão é o segundo tumor mais frequente nos homens e o quarto mais frequente nas mulheres.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This