Carlos Cortes diz que poder político “em vez de ser conduzido pela ciência é conduzido pela agenda mediática”

23 de Novembro 2022

O candidato a bastonário da Ordem dos Médicos criticou recentemente que a atuação do poder político que “em vez de ser conduzido pela ciência é conduzido pela agenda mediática".

Durante a última sessão do Fórum Ser Médico Hoje, Carlos Cortes lamentou o facto de “a agenda mediática dos políticos” não ser “muitas vezes a “agenda dos médicos e da ciência”.

“Os ciclos políticos e mediáticos não correspondem aos ciclos pandémicos e epidémicos e, apesar da informação [científica] que temos, a verdade é que os nossos políticos, os responsáveis por implementar soluções adequadas, esquecem-na com facilidade”, defendeu.

As declarações surgiram no âmbito da sessão intitulada “A Próxima Pandemia”, onde foram debatidas as lições e ensinamentos deixadas pela pandemia.

A sessão, que teve lugar na Ordem dos Médicos, em Lisboa, contou ainda com a participação de Filipe Froes, mandatário da candidatura e ex-coordenador do Gabinete de Crise da OM para a Covid-19, e Augusto Magalhães, presidente do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da OM e coordenador do Fórum.

O pneumologista Filipe Froes sublinhou que “a próxima pandemia pode acontecer a qualquer momento e vai depender dos sistemas de antecipação, vigilância e preparação”, identificando ainda a “politização do conhecimento” como uma “ameaça à escala global”.

Para o candidato, contudo, “o poder político” optou por “dar mais capacidade aos cuidados intensivos, que do ponto de vista mediático tiveram mais impacto”. “Todas estas áreas essenciais para travar a próxima pandemia foram rapidamente secundarizadas pelo poder político, porque não estiveram na primeira linha da agenda mediática e política”, defendeu o presidente da Secção Regional do Centro da ordem dos Médicos.

Carlos Cortes formalizou oficialmente a sua candidatura a Bastonário, esta segunda-feira, juntamente com o seu mandatário, Filipe Froes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights