Escola Superior de Enfermagem do Porto aproxima estudantes da investigação

A Escola Superior de Enfermagem do Porto é a casa da Academia de Introdução à Investigação em Enfermagem, “projeto pioneiro no âmbito da investigação para os estudantes mais jovens”.

A iniciativa nasceu no Conselho Técnico-Científico da ESEP, com o objetivo principal de aproximar os estudantes da licenciatura em Enfermagem ao exercício da investigação. De acordo com Carlos Sequeira, docente responsável pelo projeto, “a ideia era criar um expediente que pudesse incentivar os estudantes a participar mais na investigação, uma das falhas nas Instituições de Ensino Superior”.

Neste sentido, foi criada a Academia de Introdução à Investigação em Enfermagem, em fevereiro de 2022, de uma forma experimental, com estudantes do 3.º e 4.º ano do curso de licenciatura em Enfermagem. O docente explica que é necessário relembrar que a academia se destina aos estudantes de licenciatura, que “não têm treino quase nenhum de investigação”.

Deste modo, o projeto dá oportunidade para conhecer as realidades ligadas à investigação – saber como desenvolver um projeto ou uma revisão de literatura, entender os diferentes tipos de revisão e perceber como se elabora uma base de dados, por exemplo.

Carlos Sequeira afirma que a academia está aberta a todos os estudantes, em regime pós-laboral. Atualmente, estão inscritos 15 estudantes em 15 projetos diferentes.

Além disso, os participantes recebem uma menção no suplemento ao diploma.

O responsável reforça que este projeto permite que os estudantes vejam “uma outra vertente da enfermagem, a da investigação, fundamental para uma melhor prestação de cuidados”.

A iniciativa integra todos os projetos que estão em curso na unidade de investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a UNIESEP, ou no grupo NURSID do CINTESIS. No total, são mais de 50 projetos em curso, que vão desde a criança ao idoso.

Em funcionamento pleno na atualidade, a academia já permitiu aos estudantes participar em eventos científicos, nomeadamente no II Encontro Internacional de Literacia e Saúde Mental Positiva e no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem 2022.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This