Escola Superior de Enfermagem do Porto aproxima estudantes da investigação

23 de Novembro 2022

A Escola Superior de Enfermagem do Porto é a casa da Academia de Introdução à Investigação em Enfermagem, "projeto pioneiro no âmbito da investigação para os estudantes mais jovens".

A iniciativa nasceu no Conselho Técnico-Científico da ESEP, com o objetivo principal de aproximar os estudantes da licenciatura em Enfermagem ao exercício da investigação. De acordo com Carlos Sequeira, docente responsável pelo projeto, “a ideia era criar um expediente que pudesse incentivar os estudantes a participar mais na investigação, uma das falhas nas Instituições de Ensino Superior”.

Neste sentido, foi criada a Academia de Introdução à Investigação em Enfermagem, em fevereiro de 2022, de uma forma experimental, com estudantes do 3.º e 4.º ano do curso de licenciatura em Enfermagem. O docente explica que é necessário relembrar que a academia se destina aos estudantes de licenciatura, que “não têm treino quase nenhum de investigação”.

Deste modo, o projeto dá oportunidade para conhecer as realidades ligadas à investigação – saber como desenvolver um projeto ou uma revisão de literatura, entender os diferentes tipos de revisão e perceber como se elabora uma base de dados, por exemplo.

Carlos Sequeira afirma que a academia está aberta a todos os estudantes, em regime pós-laboral. Atualmente, estão inscritos 15 estudantes em 15 projetos diferentes.

Além disso, os participantes recebem uma menção no suplemento ao diploma.

O responsável reforça que este projeto permite que os estudantes vejam “uma outra vertente da enfermagem, a da investigação, fundamental para uma melhor prestação de cuidados”.

A iniciativa integra todos os projetos que estão em curso na unidade de investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a UNIESEP, ou no grupo NURSID do CINTESIS. No total, são mais de 50 projetos em curso, que vão desde a criança ao idoso.

Em funcionamento pleno na atualidade, a academia já permitiu aos estudantes participar em eventos científicos, nomeadamente no II Encontro Internacional de Literacia e Saúde Mental Positiva e no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem 2022.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights